sábado, noviembre 26, 2022
HomeREDES5GClaro e Bradesco testam 5G na busca por imóveis e segurança em...

Claro e Bradesco testam 5G na busca por imóveis e segurança em agências

Os casos de uso testam 5G associado a Realidade Aumentada e Inteligência Artificial.

Leer en español

A Claro, a Embratel e o Bradesco se uniram em um projeto para experimentar soluções 5G.  As empresas anunciaram nesta semana que estão testando tecnologias como Realidade Aumentada e Inteligência Artificial (IA) utilizando a rede da Claro. 

O projeto também envolve a NTT DATA Brasil, a Tecnologia IBM, o hub de inovação da operadora, o beOn Claro, e o inovabra, ecossistema do Bradesco que fomenta a inovação dentro e fora do banco.

Busca por imóveis

A primeira aplicação tem o objetivo de facilitar a procura por imóveis e já está em andamento em uma incorporadora. O aplicativo, desenvolvido pela NTT DATA Brasil, permite que o usuário faça buscas por filtros de interesses, navegue pelo modelo do imóvel em 3D e interaja com os ambientes em Realidade Aumentada e computação espacial.

O usuário também pode apontar a câmera do smartphone para um prédio e o anúncio em realidade aumentada aparecerá na tela, mostrando todas as informações do imóvel, incluindo dos ambientes internos.

Leia também: Claro revela planos para 5G no Brasil

Silvana Pioli Vallim, sócia da NTT DATA na área de banking, disse que a empresa já trabalha com tecnologias para o metaverso há mais de dois anos no laboratório de inovação. “Buscamos nos antecipar às necessidades das empresas por meio das tecnologias mais inovadoras e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes finais, tornando a jornada mais ágil e cômoda.”

Segurança

Outro caso de uso será testado em uma agência do Bradesco na cidade de São Paulo. Uma rede 5G da Claro foi instalada no local e, por meio de câmeras integradas ao IBM Maximo Visual Inspection, será possível detectar possíveis situações de risco em tempo real.

A expectativa é que a tecnologia ajude a reduzir o tempo de resposta das equipes a situações suspeitas ou comportamentos perigosos nas agências

O IBM Maximo Visual Inspection é uma plataforma de análise de imagens que usa modelos de Deep Learning e IA para habilitar as inspeções visuais e classificar objetos, com base no treinamento do sistema.

Relacionado: Claro, Embratel e Ericsson se unem à USP por soluções 5G em smart cities e IoT

O papel da Embratel é de customizar as aplicações de acordo com os desafios das empresas e área de atuação. “A partir da instalação da rede 5G nos ambientes de testes do Bradesco, realizamos um projeto com soluções personalizadas, que atendem as necessidades e fomentam o desenvolvimento da inovação no setor”, afirma Antonio João Filho, diretor-executivo da Embratel para mercado financeiro.

O projeto está de acordo com a tendência identificada pela Deloitte no início do ano. O estudo mostrou que as prioridades tecnológicas dos bancos são segurança cibernética, IA e 5G. Todos os 24 bancos consultados indicaram que apostariam na rede de quinta geração neste ano.

O objetivo é oferecer serviços, produtos e preços mais personalizados, além de melhorar a eficiência e a experiência do cliente.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS