miércoles, septiembre 28, 2022
HomeREDES5GClaro revela planos para 5G no Brasil

Claro revela planos para 5G no Brasil

A operadora vai combinar frequências do 5G e do 4G para oferecer o melhor serviço.

Leer en español

A Claro anunciou que vai lançar o serviço 5G+ em Brasília assim que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberar a faixa de 3,5 GHz, o que deve acontecer na próxima semana. O sinal vai estar disponível nas regiões do Plano Piloto e Lago Sul, chegando gradativamente a outras áreas de Brasília.

Em um evento realizado nesta quinta-feira, 30, a operadora apresentou sua estratégia para o lançamento da tecnologia. Segundo o portal Teletime, a companhia vai combinar diferentes frequências para garantir uma melhor experiência do usuário, com maior velocidade e menor latência. O CEO da Claro, Paulo César Teixeira, informou que serão utilizados 100 MHz da faixa de 3,5 GHz, 50 MHz de 2,3 GHz e 20 MHz de 2,1 GHz – esta faixa atualmente é usada para o 4G – para oferecer 5G.

Relacionado: Claro pode fazer refarming para garantir maior cobertura da rede 5G

A operadora não vai criar planos específicos para a nova tecnologia. Para ter acesso ao 5G, basta que o usuário tenha um smartphone compatível com 5G nas frequências de 3,5 GHz e 2,3 GHz.

A expectativa da empresa é que os usuários consumam mais dados, o que fará com que eles busquem planos de capacidade maiores. A oferta de serviços de valor adicionado, como streaming e jogos, também pode fazer com que os clientes usem mais dados, estimulando a migração para planos mais robustos.

Por fim, a Claro revelou sua intenção de oferecer o FWA – que ainda enfrenta uma questão de custo para se tornar competitivo no Brasil – e o lançamento exclusivo, no dia 14 de julho, do moto g62 5G, da Motorola, preparado para a rede 5G Standalone em todas as frequências. O dispositivo estará disponível para venda nos canais da Claro e da Motorola.

Em dezembro passado, a empresa estreou o 5G Non-Standalone na frequência de 2,3 GHz em Brasília e em São Paulo. Mas a principal frequência para o serviço móvel no 5G é o 3,5 GHz e no padrão Standalone, por isso a expectativa maior.

A Claro já ativou o 5G Standalone para eventos específicos, como para a transmissão da corrida da Stock Car no ano passado e para testes na aviação e no agronegócio.

Atualmente, a operadora tem mais de 2 milhões de smartphones compatíveis com 5G em operação, o que representa 4% de sua base, e a companhia é líder em cobertura 5G DSS no Brasil e oferece as maiores velocidades de conexão nessa tecnologia.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS