Claro, TIM e Vivo ativam 5G SA em Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa

Leer en español

As operadoras Claro, TIM e Vivo ativaram nesta sexta-feira, 29, o 5G Standalone (SA) de forma comercial na faixa de 3,5 GHz nas capitais Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e João Pessoa, na Paraíba.

O Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) liberou nesta semana a faixa de 3,5 GHz nessas cidades, o que possibilitou o lançamento da tecnologia.

TIM

A TIM informou que inicia a operação com o dobro de antenas exigido pelo Edital do 5G. A cobertura contempla 70 bairros em Belo Horizonte, sendo que 56 estão ativos neste primeiro momento. Em Porto Alegre, são 33 bairros e em João Pessoa, 13.

A operadora reafirmou que está pronta para oferecer 5G Standalone nas demais capitais do país assim que a frequência for liberada pelo Gaispi.

Relacionado: Antenas instaladas para 5G SA superam o mínimo exigido: Anatel

“Depois de protagonizar o lançamento do 5G em Brasília, entregamos a primeira rede comercial SA do Nordeste, Sul e Sudeste, com uma cobertura que vai muito além do mínimo exigido e coloca a companhia em outro patamar nessas praças, importantes em nossa estratégia de marca e comercial”, disse Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.

Para ter acesso ao 5G, basta que os clientes tenham smartphone compatível com a tecnologia. Não é necessário trocar o chip. Os usuários pós-pago terão acesso a um pacote “turbinar” os planos com mais 50 GB de Internet e navegação ilimitada no Twitch. Quem aderir ao pacote nos primeiros três meses terá gratuidade por 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20.

Veja os bairros contemplados inicialmente em cada cidade:

João Pessoa – Manaíra, Altiplano, Cabo Branco, Bessa, Brisamar, Centro, Ipes, Cidade Universitária, Jardim Luna, Jardim Oceania, Jardim Treze de Maio, Tambauzinho e Torre.

Porto Alegre – Independência, Santana, Centro, Santa Tereza, Santo Antônio, Jardim Lindoia, Menino Deus, Cristo Redentor, Navegantes, Bom Jesus, Rubem Berta, Itu Sabará, Sarandi, Vila Ipiranga, Nonoai, Moinhos de Vento, Passo D´Areia, Partenon, Cidade Baixa, Humaitá, Maria Gorete, São Sebastião, Bela Vista, Auxiliadora, São Geraldo, Cavalhada, Cascata, Alto Petrópolis, Petrópolis, Boa vista, Floresta, Praia de Belas e Protásio Alves.

Belo Horizonte – Alímpio de Melo, Bandeirantes, Barreiro, Barro Preto, Barroca, Belvedere, Boa Viagem, Brasil Industrial, Buritis, Caiçara-Adelaide. Cardoso, Carlos Prates, Castanheira, Castelo, Cidade Jardim, Conjunto Pongelupe, Conjunto Teixeira Dias, Estoril, Floresta, Funcionários, Glória, Grajau, Gutierrez, Inconfidência, Independência, Jardim América, Lourdes, Luxemburgo, Madre Gertrudes, Manacás, Mangueiras, Mineirão, Monsenhor Messias, Nova Cintra, Nova Esperança, Nova Gameleira, Nova Granada, Nova Suíssa, Novo Santa Cecilia, Padre Eustáquio, Palmares, Santa Efigênia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Mônica, Santa Terezinha, Santo Agostinho, São Cristóvão, São Gabriel, São Luís, Savassi, Senhor dos Passos, Serra, Sion, Solar do Barreiro e Tirol.

Vivo

A Vivo informou que a nova frequência aumenta a potência e a cobertura da sua rede 5G, que já está ativa em 2,3 GHz em outras capitais, além do 5G em 3,5 GHz em Brasília.

“O 5G já é uma realidade para aqueles que possuem um smartphone que permita a conexão na quinta geração. De forma geral, a rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de Realidade Virtual e Inteligência Artificial”, afirma Márcio Fabbris, vice-presidente de Marketing e Vendas da Vivo.

A companhia destacou que está com a infraestrutura pronta para ativar o 5G em outras capitais e que possui um dos maiores backbones do país, “um diferencial importante à companhia, já que as milhares de antenas que garantirão a estabilidade de sinal do 5G devem estar conectadas por uma rede de transmissão de alta capacidade e qualidade”.

Para ter acesso ao 5G da Vivo, também é preciso possuir um aparelho compatível – a Vivo conta com 48 modelos em seu portfólio – e estar dentro da área de cobertura.

A operadora não divulgou os bairros atendidos.

Claro

A Claro também lançou o 5G+ (marca da empresa para o 5G) nas três capitais. Em João Pessoa, a tecnologia chega inicialmente a oito bairros, com previsão de expansão nos próximos meses. Em Belo Horizonte, chega a 17 bairros e em Porto Alegre, a 12.

“A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização; além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, avalia José Félix, presidente da Claro.

Caminhos Conectados lasers Belo Horizonte 1

Segundo a operadora, a adoção do 5G+ não exige nenhuma alteração de contrato do usuário, basta ter um aparelho compatível e estar em área de cobertura. Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G+ e, por ter saído na frente com o 5G DSS, já existem 2,3 milhões de smartphones compatíveis em operação na sua rede.

A Claro ainda incentiva os atores do setor a produzirem telefones com valores mais acessíveis, colaborando fortemente para democratização e aceleração da adoção do 5G para os usuários, seja através de disponibilização de produtos exclusivos ou no crescimento da oferta de produtos”, informou a companhia. Recentemente, a operadora trouxe ao mercado o moto g62 5G, em parceria com a Motorola.

Leia também: Claro revela planos para 5G no Brasil

No mercado corporativo, a Embratel vai passar a disponibilizar a infraestrutura necessária para desenvolver segmentos como indústria, finanças, agronegócio, saúde, educação, entre outros, com o 5G+.

José Formoso, CEO da Embratel, disse que aplicações com o uso 5G+, somadas a tecnologias emergentes e existentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data, Edge Computing e Machine Learning, serão capazes de gerar valor a longo prazo, com eficiência, segurança, ultraprocessamento de dados, estrutura de baixíssima latência, alta confiabilidade, resiliência e disponibilidade.

“Possibilitaremos a adoção em larga escala entre os mais diversos dispositivos conectados e soluções para gerar impactos extremamente positivos em toda sociedade brasileira”, comentou Formoso.

Veja os bairros atendidos pela Claro inicialmente:

Belo Horizonte – Savassi, Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Ouro Preto, Bandeirantes, São Bento, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia.

Porto Alegre – Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza e Vila Assunção.

João Pessoa – Aeroclube, Manaíra, Tambaú, Jardim Oceania, Altiplano Cabo Branco, Brisamar, Bairro dos Estados e Miramar. A previsão é de que nos próximos meses a Claro já expanda sua cobertura para Oitizeiro, João Paulo II, Cristo Redentor, Jardim Cidade Universitária, Ernesto Geisel, Planalto Boa Esperança, Jaguaribe, Castelo Branco e Centro.