domingo, noviembre 27, 2022
HomeREDES5GJoão Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte recebem 5G nesta semana

João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte recebem 5G nesta semana

Segundo Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, as capitais serão as próximas cidades a ter o 5G ativado na faixa de 3,5 GHz.

Leer en español

As capitais brasileiras João Pessoa (Paraíba), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Belo Horizonte (Minas Gerais) serão as próximas a receber o 5G na faixa de 3,5 GHz

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, disse ao GLOBO que essas cidades poderão ter o sinal 5G ativado nesta sexta-feira, 29, após liberação da faixa de 3,5 GHz pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz).

Moreira, que também é presidente do Gaispi, ainda afirmou que as próximas capitais a receberem a tecnologia serão Goiânia, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, mas que ainda não há uma data definida.

A primeira capital a receber o 5G foi Brasília, no Distrito Federal. Assim que o Gaispi liberou a frequência, as operadoras Claro, TIM e Vivo lançaram o 5G Standalone no local. Segundo a Anatel, as companhias licenciaram 328 antenas, sendo que o mínimo exigido pelo Edital do 5G era de 33 por empresa.

A tecnologia 5G na faixa de 3,5 GHz só pode ser ativada após a limpeza da frequência. Isso porque a faixa é usada para transmissão de TV via satélite atualmente e, para evitar interferências, é necessário migrar da transmissão do sinal da banda C para a banda Ku.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS