Anatel atesta “não atendimento” da Winity em chamamento público

Anatel apontou falta de transparência na prática dos valores e acolhimento de contratos que não são de PPPs, público-alvo estabelecido em Acórdão

A Superintendência de Competição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu o Ato Nº 17474/2023, declarando o “não atendimento” por parte da Winity, às condições estabelecidas no acordo com a Telefônica Brasil (Acórdão Nº 294/2023), quanto ao chamamento público às PPPs, alegando falta de transparência. A empresa foi notificada nesta quarta-feira, 20.

No Acórdão, o Conselho Diretor havia imposto à Winity a obrigação de realizar chamamento público, permitindo que Prestadoras de Pequeno Porte (PPP) do Serviço Móvel Pessoal (SMP) adquirissem o espectro que a operadora adquiriu no leilão 5G (700 MHz).

Antecedente: Tentativa do acordo Winity-Vivo já dura mais de um ano: entenda a controvérsia

A Anatel destacou no Ato que a Winity  realizou simultaneamente chamamentos públicos em contradição com a lógica sequencial delineada no Acórdão, ao receber contatos de empresas que não faziam parte deste público-alvo e “não evidenciou clara e transparentemente a isonomia entre os valores praticados com a Telefônica e os do chamamento público, comprometendo o princípio da publicidade ampla e irrestrita”.

Diante disso, a superintendência da agência atestou o “não atendimento” dos condicionamentos estabelecidos no Acórdão e encaminhou o processo à Superintendência de Controle de Obrigações para adoção das providências cabíveis.