São Paulo, Brasil.- Depois da cobrança do presidente Lula em reunião do G20, um “plano de ação” para a regulamentação de inteligência artificial e pelo avanço do Sul Global no quesito tecnológico, será apresentado na 5º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) que terá lugar entre os dias 4 e 6 de junho de 2024, em Brasília, declarou a ministra Luciana Santos.
Desde novembro de 2023 vem ocorrendo sessões temáticas e conferências, para embasar a estratégia brasileira “algumas linhas têm norteado esse planejamento, considerando nossa capacidade não só no Brasil, mas no Sul Global, quanto a infraestrutura de supercomputadores com alta capacidade processamento de dados, mas também sobre o que já existe quanto a utilização de IA no serviço público e na iniciativa privada”, disse a ministra.
A ideia é unir as melhores práticas e fazer escolhas sobre como será a condução, sobretudo em eixos estratégicos do governo e do próprio MCTI.
Ceitec e produção de semicondutores
Em janeiro o governo anunciou um aporte de R$ 170 milhões em semicondutores que, segundo Luciana Santos, foca principalmente o setor automotivo, no que tange a motores híbridos, elétricos e biomassa. “Essa junção vai nos posicionar num mercado de grandes oportunidades na América Latina. O setor automotivo é uma grande chance de nos inserirmos [sic].”
A ministra negou parceria com os Estados Unidos neste mercado e reforçou o compromisso com a América Latina, mas não mencionou possíveis Estados parceiros. O objetivo para a Ceitec ainda neste ano, é a aquisição de equipamentos para modernização da planta industrial e “retomar algumas vocações e expertise que a Ceitec já tinha no passado”, afirmou.