A Conexis Brasil Digital e a Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra) parabenizaram o presidente eleito Luiz Inácio “Lula” da Silva (Partido dos Trabalhadores) na noite deste domingo, 30, e chamaram a atenção para a importância do investimento na conectividade.
“O setor de telecomunicações parabeniza o candidato eleito e reforça a importância da conectividade para acelerar o crescimento econômico, aumentar a competitividade da economia brasileira e promover a inclusão social”, disse Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, em nota.
Ferrari lembrou que o setor precisa de ações que incentivem os investimentos das empresas e ajudem a ampliar o acesso da população aos serviços de telecomunicações e, por fim, ressaltou as propostas da associação como a criação de um programa para conectar famílias de baixa renda, a necessidade de uma tributação mais justa e a criação de uma Secretaria Especial de Transformação Digital, vinculada à Presidência da República.
“O novo governo terá grandes desafios pela frente, principalmente na área econômica e social”, diz o texto.
Veja as propostas da Conexis: Espectro, postes e carga tributária: as pendências para a próximo governo do Brasil
Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra, emitiu uma nota falando sobre a expectativa de continuidade do “incentivo ao desenvolvimento do setor de telecomunicações, em especial na implantação da tecnologia 5G”. Além disso, a federação espera o incentivo à conectividade digital, sobretudo nas regiões mais carentes do país.
“Para que isso ocorra de forma plena, são necessários pesados investimentos em infraestrutura, que exigirão uma redução da carga tributária cobrada nos serviços do setor. A Federação espera ainda que o governo eleito comande, junto com o Congresso Nacional, as reformas tão necessárias para o desenvolvimento do Brasil.”
Lula é eleito presidente do Brasil
Lula venceu o atual presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal) no segundo turno da eleição com 50,9% dos votos e governará o Brasil a partir de 2023. Em seu primeiro discurso após as eleições, ele se comprometeu a reindustrializar o país, “investir na economia verde e digital, apoiar a criatividade dos nossos empresários e empreendedores”.
Apesar das promessas, o cenário é desafiador. Lula enfrentará forte oposição no Congresso Nacional, uma economia fragilizada e alto desemprego. O futuro do setor depende de como a nova gestão vai encarar o mundo digital: como prioridade e possível saída de uma situação desfavorável ou como gastos secundários.