miércoles, diciembre 7, 2022
HomeDPL NEWSLula é eleito presidente do Brasil

Lula é eleito presidente do Brasil

Luiz Inácio “Lula” da Silva (Partido dos Trabalhadores) foi eleito o próximo presidente do Brasil e assumirá um mandato de quatro anos a partir de 2023.

Leer en español

Lula venceu o segundo turno da eleição presidencial com 50,90% dos votos válidos, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (Partido Liberal), recebeu 49,10% dos votos. Os brasileiros foram às urnas neste domingo, 30.

O ex-presidente governou o país por dois mandatos, de 2003 a 2010. Nesse período, foi sancionada a Lei de Inovação Tecnológica, que concede incentivos à inovação e à pesquisa científica; o Plano de Aceleração do Crescimento da Ciência e Tecnologia; e foi realizado o leilão do 3G.

Em relação às pautas de transformação digital, Lula pretende:

  1. Assegurar Internet de qualidade em todo o território e garantir participação popular direta por meio de recursos digitais;
  2. Criar uma nova legislação trabalhista, incluindo trabalhadores mediados por aplicativos e plataformas
  3. Alavancar a capacidade tecnológica nacional e a inovação
  4. Recompor os fundos e agências públicas de fomento à pesquisa científica básica e tecnológica usando recursos do Fundo Social do Pré-Sal;
  5. Criar uma estratégia econômica que contemple “os elementos da Economia Criativa, da economia da cultura e que acelere a transição digital, o uso da Inteligência Artificial (IA), a biotecnologia e a nanotecnologia”.
Conheça todas as propostas: Eleições Brasil 2022: conheça as propostas TIC de Lula e Bolsonaro

Apesar de pressionado para indicar seus ministros, o político não mencionou nenhum nome durante a campanha, é uma conversa que se inicia agora.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS