A prefeitura de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, realizou sua primeira reunião de trabalho no metaverso. O prefeito Odelmo Leão, a secretária municipal de Governo de Comunicação, Ana Paula Junqueira, e um dos fundadores da empresa Sapiens Agro, Maurício Lemos, se encontraram no ambiente virtual usando óculos de realidade virtual.
Por meio da plataforma Horizon Workrooms, da Meta, o empresário apresentou as operações da Sapiens na cidade. A startup utiliza inteligência artificial na predição das tendências de preços dos commodities e, segundo Lemos, a empresa está em processo de expansão.

Na reunião, o prefeito também divulgou os projetos de digitalização dos serviços públicos, o Polo Agromineral Verde – para produzir e distribuir remineralizadores de solo – e o Polo Tecnológico Sul – loteamento público voltado para a construção de imóveis para empresas tecnológicas.
“O serviço público que não acompanha a modernidade, certamente, não irá atender aos anseios e necessidades da população. Vamos ficar atentos ao desenvolvimento e difusão dos equipamentos e serviços do metaverso para podermos utilizar em prol da população”, disse o prefeito Odelmo Leão.
A cidade de Uberlândia tem se destacado no tema de tecnologia, inclusive foi a vencedora da edição de 2021 no Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes, da Conexis Brasil Digital.
O município também foi um dos primeiros do Brasil a ter o 5G ativado com a frequência comprada no leilão das radiofrequências. No final do ano passado, a Algar Telecom anunciou sua rede de quinta geração na faixa de 2,3 GHz em Uberlândia.