sábado, enero 28, 2023
HomeDPL NEWSClaro e Parque Tecnológico Itaipu criam sandbox rural para o agronegócio

Claro e Parque Tecnológico Itaipu criam sandbox rural para o agronegócio

As startups participantes do programa Transforma Agro terão uma fazenda digital conectada para testar suas soluções, além de investimentos e suporte técnico.

Leer en español

Startups, universidades e empresas ganharão um espaço para validar suas tecnologias voltadas para a agricultura no estado do Paraná. A Claro, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), a Coopavel Cooperativa Agroindustrial e o Exohub anunciaram nesta semana o programa Transforma Agro.

A iniciativa tem o objetivo de aumentar o uso da tecnologia na agricultura e, para isso, as empresas criaram o Espaço Impulso, uma fazenda digital que funcionará como um sandbox rural. São 720 mil m2 de área do parque que poderão ser utilizadas para testar experiências inovadoras.

As startups participantes terão que responder aos desafios com três temas principais: integração de dados da cadeia produtiva do agronegócio (cooperativismo de dados), aplicações inteligentes para o campo e automação e robotização no agronegócio.

A Claro será responsável por fornecer a infraestrutura de conectividade, incluindo 4.5G e NB-IoT/Cat-M1. “O agronegócio é um dos principais pilares de atuação da Claro”, afirma Eduardo Polidoro, diretor de IoT da operadora. “Este importante programa reforça o nosso compromisso com o setor, para o desenvolvimento de soluções customizadas, que agreguem valor aos produtores, otimizem processos e aumentem o valor dos negócios.”

O beOn Claro, seu hub de inovação, também fará parte do projeto para atrair startups e cooperados para participar desse ecossistema que será montado na cidade de Cascavel.

Para o diretor superintendente do PTI-BR, o general Eduardo Garrido, o programa é uma oportunidade de as startups terem suporte tecnológico para a validação de novos produtos e serviços e de conhecerem outros players do mercado para ter acesso a novas soluções e experiências.

A iniciativa será lançada durante o Show Rural Coopavel, de 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, jornalista de temas digitais, de telecomunicações e tecnologia e correspondente da DPL News no Brasil e em português.

LEER DESPUÉS