Brasil | Algar Telecom ativa rede 5G com frequência comprada no leilão

Leer en español

A Algar Telecom lançou nesta quarta-feira, 15, o serviço 5G para seus clientes nas cidades de Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais, e Franca, em São Paulo. Segundo a operadora, é a primeira rede do Brasil usando a frequência adquirida no leilão.

“Hoje é o início de uma mudança relevante na forma como nossos clientes irão se conectar entre si e com as coisas”, diz Márcio De Jesus, vice-presidente ServC da Algar Telecom. O sinal está liberado para uso comercial na faixa 2,3 GHz.

“Para que esse lançamento quase imediato fosse possível, foi essencial um planejamento intenso anterior ao leilão do 5G, garantindo a aquisição da frequência 2,3 GHz, que não necessita de limpeza de espectro. Além disso, a companhia já tinha boa parte de sua infraestrutura adequada ou de fácil adequação para a oferta do 5G. Realizamos investimentos em estruturas de backhaul, core de rede e plataformas de serviço”, explica o executivo.

Na licitação do 5G, a Algar Telecom arrematou 80 MHz na faixa de 3,5 GHz, 40 MHz na frequência de 2,3 GHz e mais 1 GHz na faixa de 26 GHz, pelo valor total de R$ 64,69 milhões. Todos os blocos estão na área de atuação da companhia, que abrange 87 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Na semana passada, as empresas vencedoras do leilão assinaram os contratos de autorização para uso das radiofrequências em uma cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações Fábio Faria.

Sinal 5G

Os clientes da operadora que tiverem celular compatível com a nova tecnologia e que estiverem na região com o sinal ativado poderão experimentar a novidade a partir de hoje.

Em Uberlândia, os bairros com 5G são: Aclimação, Paradiso, Granja Marileusa, Buritis, Alto Umuarama, Umuarama, Marta Helena, Brasil, Tibery, Santa Mônica, Centro, Martins, Tubalina, Gávea, Jardim das Acácias, Jardim Karaíba, Nova Uberlândia, Jardins Barcelona, Jardins Gênova, Gávea Sul, Chácaras Ibiporã e Shopping Park.

Em Uberaba, a rede funciona nos bairros Jardim América, Leblon, Abadia, São Benedito, Nossa Senhora da Abadia, Conjunto Frei Eugênio, Centro, Santa Maria, Universitário, Santa Marta, Vila Celeste, Rodoviária e Parque das Acácias.

E, em Franca, o sinal está ativo em Industrial, Parque Progresso, Jardim Francano, Centro, Cidade Nova, Jardim Ângela Rosa e Vila Santa Cruz.