miércoles, noviembre 30, 2022
HomeDPL NEWSPP-22: Esta é a nova cúpula da UIT

PP-22: Esta é a nova cúpula da UIT

Lamanauskas será o vice-presidente adjunto e o uruguaio Maniewicz renova como diretor do Bureau de Radiocomunicações.

Leer en español

Após a eleição da Secretaria-Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), vencida pela estadunidense Doreen Bogdan-Martin, na Conferência de Plenipotenciários (PP-22), foram realizadas as votações para o restante da liderança executiva.

A Secretaria adjunta, também chamada de Vice-secretaria-geral, ficou nas mãos do lituano Tomas Lamanauskas, que concorreu com candidaturas da Coreia e Samoa.

Lamanauskas se comprometeu em fomentar parcerias para conectividade; aumentar as ambições da UIT e da indústria sobre emissões líquidas zero e sustentabilidade climática; e integrar a gestão baseada em resultados em todos os processos da organização internacional.

No Bureau de Radiocomunicações, o uruguaio Mario Maniewicz foi renovado por mais quatro anos. Trata-se de uma das áreas mais relevantes para a UIT, já que é a encarregada de organizar e coordenar os trabalhos do Sector das Radiocomunicações, cujo objectivo é garantir o uso racional, equitativo, eficiente e econômico do espectro de radiofrequências e das órbitas dos satélites.

Além disso, Seizo Onoe, do Japão, foi escolhido como novo diretor do Bureau de Padronização, e Cosmas Zavazava, do Zimbábue, ocupará o lugar deixado por Bogdan-Martin na diretoria do Bureau de Desenvolvimento.

Leia também: Las 6 brechas que restringen el acceso a Internet en el mundo, según la UIT

Também foram eleitos os 12 assentos do Conselho de Regulação de Radiocomunicações. Para a região das Américas, foram nomeados Chantal Beaumier (Canadá) e Agostinho Linhares de Souza Filho (Brasil).

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil (Anatel), nas eleições para a Diretoria, o país recebeu 166 votos, de 182 possíveis, tornando-se o segundo país mais votado para integrar a Diretoria.

Nesta segunda-feira, 3 de outubro, serão eleitos os 48 membros do Conselho da UIT, que atua como órgão de governo entre as Conferências de Plenipotenciários. Seu papel é considerar questões gerais de política de telecomunicações para garantir as atividades, políticas e estratégias.

Paula Bertolini
Paula Bertolini
Paula Bertolini es analista con amplia experiencia en el sector de telecomunicaciones en Iberoamérica.

Publicidad

LEER DESPUÉS