martes, septiembre 27, 2022
HomeREDES5GFaixa de 3,5 GHz é liberada para 5G SA em São Paulo

Faixa de 3,5 GHz é liberada para 5G SA em São Paulo

Com a liberação da faixa de 3,5 GHz, o 5G SA poderá ser ativado na capital paulista a partir de quinta-feira, 4. A Anatel estima uma cobertura inicial de 25% da cidade.

Leer en español

O 5G Standalone na faixa de 3,5 GHz poderá ser ativado na cidade de São Paulo a partir desta quinta-feira, 4. O Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) aprovou a liberação da frequência em reunião extraordinária nesta manhã.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras Claro, TIM e Vivo pediram o licenciamento de 1.378 antenas para a capital paulista, número quase três vezes superior ao exigido pelo Edital do 5G para este ano, de 462.

Este número também já representa cerca de 30% do total de estações atualmente ativas na em São Paulo.

Relacionado: Lei das Antenas de São Paulo entra em vigor

Com isso, o Gaispi estima que a cobertura inicial do 5G na cidade será de 25%. A maior concentração das Estações Rádio Base (ERBs) está no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Os bairros da Aclimação, Mooca e Brás, por exemplo, serão contemplados com uma cobertura menor no início do processo.

Os pontos brancos são as estações 5G. Crédito: Anatel

“O mapa das antenas mostra que a cobertura está concentrada inicialmente no chamado centro expandido da capital paulista, entre as marginais Tietê e Pinheiros, pegando também uma boa parte da zona oeste e o começo da zona sul. Esse é o miolo onde ficam os principais prédios empresariais, polos de empregos e as famílias com maior poder aquisitivo. Já as zonas leste e norte, bem como o extremo da zona sul, têm antenas mais espalhadas”, explicou a Anatel, em comunicado enviado à DPL News.

Também foram instalados filtros para evitar interferências em 226 estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) e realizados testes para confirmar a operação livre de interferências.

São Paulo

A capital fica localizada no estado de São Paulo, que é responsável por 31,26% do mercado nacional de telecomunicações, de acordo com dados da Anatel. 

Em abril de 2022, a cidade paulista tinha densidade de 137,4 acessos de telefonia móvel a cada 100 habitantes, número 17,4% maior que a densidade do estado e 31% maior que a densidade do Brasil.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS