Claro, TIM e Vivo ativam 5G em Fortaleza, Natal e Recife

Leer en español

As operadoras Claro, TIM e Vivo lançaram o 5G na faixa de 3,5 GHz em mais três capitais do Brasil nesta segunda-feira, 5: Fortaleza, no estado do Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte; e Recife, em Pernambuco.

Os municípios se unem a 12 capitais do Brasil com 5G ativado na principal frequência, e restam outras 12 cidades, que terão a rede lançada até o final de novembro

As operadoras informam que qualquer cliente com aparelho compatível com o 5G e em área de cobertura pode ter acesso à tecnologia.

Claro

A expectativa para a velocidade do 5G+ da Claro é entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps, dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais conectados ao mesmo tempo.

A Claro tem 70% do portfólio de aparelhos compatíveis com o 5G+ e cerca de 2,6 milhões desses smartphones estão em operação na sua rede. A operadora também informou que está trabalhando com parceiros para desenvolver aplicações no metaverso, com o uso de óculos de realidade aumentada e virtual, além do comércio de equipamentos como o novo laptop da Lenovo, que já vem pronto para receber um chip 5G.

Em agosto, a Claro lançou novos planos pós-pagos voltados para o 5G+, com franquias maiores para os usuários aproveitarem as oportunidades de conexão da nova tecnologia e com repasse da redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Relacionado: EAF comprará 1 milhão de kits para próxima fase da migração para banda Ku

Para o mercado corporativo, a Embratel vai possibilitar que as empresas aproveitem o 5G+ para segmentos como indústria, finanças, agronegócio, saúde, educação, varejo, entre outros. A operadora diz que a rede associada a tecnologias de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Cloud Computing, por exemplo, serão capazes de “gerar valor a longo prazo, com eficiência, segurança, ultraprocessamento de dados, estrutura de baixíssima latência, alta confiabilidade, resiliência e disponibilidade”.

Veja os bairros atendidos inicialmente:

  • Fortaleza: Aldeota, Barra do Ceará, Barroso, Bom Jardim, Centro, Cocó, Cristo Redentor, De Lourdes, Dionísio Torres, Dom Lustosa, José Walter, Manuel Dias Branco, Meireles, Mucuripe, Parque Dois Irmãos, Praia do Futuro, Siqueira, Varjota e Vila União. 
  • Natal: Alecrim, Barro Vermelho, Cidade Alta, Lagoa Nova, Petrópolis, Ribeira e Tirol. 
  • Recife: Aflitos, Boa Viagem, Boa Vista, Casa Amarela, Derby, Espinheiro, Graças, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Jaqueira, Madalena, Paissandú, Parnamirim, Pina, Santana, Tamarineira e Torre. 

TIM

A TIM deu largada ao 5G na faixa de 3,5 GHz em 65 bairros nas três novas capitais. “O Nordeste é estratégico para a TIM e temos feito investimentos robustos em infraestrutura e novas tecnologias. Hoje temos a maior cobertura 4G da região e vamos ter também a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo de início nas capitais pelo menos o dobro da cobertura mínima exigida”, afirmou Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

A TIM tem instalado mais antenas do que o mínimo exigido pela Anatel em todas as capitais até o momento. Em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro a operadora já chegou a 100% dos bairros.

nxxhnkhz7e07vDymYPwcRVKG7oUuGKNd5Nf6G5A8 zr 20x4NcpYqOULlH6f z9jvRLxp0rtKyVrfxmcnc8007ZusdE8GTpcxn9rRG tHHSYfq1hbpsijb7mIszYR uFcw5N45GLOPoKx
Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste

Veja os bairros atendidos inicialmente:

  • Fortaleza: Alagadiço, Aldeota, Carlito-Pamplona, Cidade dos Funcionários, Damas, Dionísio Torres, Edson Queiroz, Fátima, Itaperi, Jacarecanga, Jardim América, Joaquim Távora, Jóquei Clube, Luciano Cavalcante, Manuel Sátiro, Maraponga, Meireles, Mondubim, Mucuripe, Pan-Americano, Papicu, Parangaba, Parque Manibura, Parque Santa Rosa, Praia do Futuro, Quintino Cunha, Rodolfo Teófilo, São João do Tauape, Vicente Pizón, Vila Peri e Vila União.
  • Recife: Aflitos, Alto Santa Terezinha, Apipucos, Boa Viagem, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Graças, Macaxeira, Madalena, Morro da Conceição, Parnamirim, Pina, Soledade, Tamarineira, Torre, Torrões, Várzea e Zumbi.
  • Natal: Alecrim, Barro Vermelho, Candelária, Capim Macio, Centro, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Neópolis, Nova Descoberta, Pajuçara, Petrópolis, Ponta Negra, Redinha e Tirol.

Vivo

A Vivo ativou o 5G em apenas sete bairros das três capitais. Outras regiões terão a tecnologia nas próximas semanas, de acordo com a operadora.

Neste primeiro momento, os usuários terão uma navegação até 10 vezes mais rápida do que o 4G. “A rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial”, destacou Márcio Fabbris, vice-presidente de Marketing e Vendas da Vivo.

Atualmente, a operadora conta com 50 modelos de smartphone compatíveis com 5G em seu portfólio e aproximadamente três milhões de clientes com esses aparelhos.

Veja os bairros atendidos inicialmente:

  • Fortaleza: Aldeota e Meireles. Próximos bairros (em ativação): Antônio Diogo, Benfica, Centro, Cidade dos Funcionários, Cocó, Dionísio Torres, Edson Queiroz, Engenheiro Luciano Cavalcante, Jardim das Oliveiras, Joaquim Távora, José Bonifácio, José de Alencar, Mucuripe, Papiçu, Praia de Iracema e Praia do Futuro I.
  • Recife: Boa Viagem. Próximos bairros (em ativação): Boa Vista, Curado, Ilha do Leite, Pina, Recife, Santo Antônio e São José. 
  • Natal: Ponta Negra, Tiro, Lagoa Seca e Barro Vermelho. Próximos bairros (em ativação): Alecrim, Capim Macio, Cidade Alta, Nova Descoberta, Parque das Dunas, Petrópolis e Praia do Meio.