sábado, noviembre 26, 2022
HomeREDES5GClaro, Embratel e Ericsson batem recorde de velocidade 5G na América Latina

Claro, Embratel e Ericsson batem recorde de velocidade 5G na América Latina

As empresas alcançaram 700 Mbps de uplink e 3,3 Gbps de downlink utilizando espectro em banda média e alta, além de um dispositivo com processador da Qualcomm.

Leer en español

A Claro, a Embratel e a Ericsson anunciaram nesta terça-feira, 25, que alcançaram 700 Mbps de uplink em uma rede 5G comercial, a maior taxa de pico registrada na América Latina, durante uma demonstração em São Paulo. A prova foi realizada em colaboração com a Qualcomm.

“Isso significa que os usuários podem desfrutar de experiências aprimoradas em aplicativos onde o tempo de upload mais rápido e a baixa latência fazem a diferença”, disse Murilo Barbosa, vice-presidente de Negócios da Ericsson.

Segundo as empresas, a velocidade de uplink alcançada é 20 vezes maior do que a taxa de uplink trafegada nas redes atuais; o que possibilita serviços que envolvem o upload de grandes quantidades de dados, como aqueles voltados para o setor industrial e cidades inteligentes.

A velocidade foi alcançada usando espectro 5G da Claro habilitado pela Embratel, equipamentos da Ericsson com suporte New Radio – Dual Connectivity (NR-DC) – que permite que dispositivos utilizem frequências de banda média e alta – e recursos de software de Agregação de Portadoras; além de um smartphone com Snapdragon X65 5G Modem-RF System.

No downlink, a velocidade chegou a 3,3 Gbps e uma latência de 8 ms. As empresas destacaram que as redes 4G no Brasil oferecem um tempo de resposta de cerca de 30 ms.

Para a demonstração, foram integrados quatro componentes de 100 MHz da faixa de 26 GHz, combinando com 100 MHz em 3,5 GHz. 

Essa combinação de faixas 5G é usada para otimizar o espectro e melhorar a experiência do usuário. Em julho, a Claro revelou a intenção de usar diferentes frequências – 100 MHz da faixa de 3,5 GHz, 50 MHz de 2,3 GHz e 20 MHz de 2,1 GHz – para oferecer o 5G+.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS