Com a conclusão da venda do controle da V.tal para o BTG Pactual, a empresa de rede neutra anunciou sua estrutura executiva nesta segunda-feira, 13. A V.tal será comandada por Amos Genish, que atuará como Presidente Executivo do Conselho de Administração e CEO.
Segundo a empresa, este primeiro momento é de consolidação do modelo de negócio e definição de estratégias. O plano é investir na expansão de infraestrutura de fibra óptica e aumento da capacidade de transporte de dados para ofertar sua rede para operadoras e provedores de Internet, “oferecendo um novo modelo de negócios de compartilhamento de infraestrutura através do FTTH (Fiber-To-The-Home)”.
A V.tal também revelou que pretende desenvolver soluções que vão além da conectividade, com o objetivo de se tornar um hub de serviços digitais, mas não deu mais detalhes sobre essa vertente.
“A V.tal possui dois grandes diferenciais competitivos: sua extensa rede neutra de fibra ótica de cerca de 400 mil quilômetros, presente em mais de 2.300 cidades do país, […] e o seu posicionamento único de rede neutra fim a fim para FTTH, presente em todas as regiões do Brasil, com cobertura já disponível para contratação em mais de 16 milhões de endereços (home passed)”, afirmou Amos Genish, CEO da V.tal. “Vamos investir para dobrar nossa cobertura de FTTH chegando a 34 milhões de endereços em 4 anos e alavancar os negócios das operadoras e dos provedores, ofertando uma internet de alta qualidade e contribuindo com a digitalização mais rápida de toda a sociedade”.
Como funcionará
Como rede neutra, a V.tal compartilha uma infraestrutura de fibra óptica para atender provedores de Internet por meio do aluguel da rede, que os permite levar o serviço de banda larga até o usuário final.
Para realizar essa atividade de forma independente, a V.tal contará com um Comitê de Neutralidade, que reportará ao Conselho de Administração e será composto por três membros independentes.
A função desse Comitê será garantir o caráter confidencial de informações comerciais e propor diretrizes para a governança corporativa em assuntos relacionados à neutralidade das operações, além de acompanhar a adoção de práticas comerciais e operacionais neutras e não-discriminatórias.
Esse tipo de atenção é importante uma vez que a V.tal atua com várias operadoras concorrentes. A própria Oi, que detinha o controle da empresa, será um cliente relevante e acionista minoritário.
A V.tal afirma que a Oi não terá participação na gestão direta e que terá as mesmas condições comerciais dos demais clientes.
Leia também: Oi apresenta nova marca de fibra, a primeira de rede neutra do mercado brasileiro
Diretoria Executiva
A diretoria de C-level da empresa será composta por 11 áreas lideradas por executivos que responderão ao CEO. A V.tal já emprega mais de 3 mil colaboradores diretos e tem sede em São Paulo, um escritório no Rio de Janeiro e planos para ter bases em outras capitais.
Confira a diretoria executiva:
- Amos Genish – Presidente Executivo do Conselho de Administração e CEO – Sócio sênior do BTG Pactual desde 2019, Genish vinha atuando como Head of Digital Retail do banco. Antes disso, foi cofundador e atuou como CEO da GVT, empresa brasileira de telecomunicações que foi vendida para a Telefónica em 2014. Após essa transação, Genish foi nomeado CEO da Telefônica Brasil (Vivo) até 2016. Depois foi CEO Global da Telecom Itália e esteve no Conselho de Administração da Holding do Itaú Unibanco.
- Pedro Arakawa – Vice-Presidente de Negócios de Infra para o Varejo – Arakawa tem mais de 22 anos de experiência no setor de telecomunicações, com passagens pela Telefônica, Vivo, Oi, Nextel e Claro.
- Bento Louro – Vice-Presidente de Negócios de Wholesale – Já ocupou posições de liderança nas maiores operadoras de telecom brasileiras como Nextel, Vivo e Oi, além da AT&T nos EUA e na América Latina e em diversos grandes projetos de M&A como consultor.
- José Claudio Gonçalves (Naval) – Vice-Presidente de Novos Negócios e Inovação – Naval construiu carreira no mercado de telecomunicações e atuou durante mais de 20 anos na Oi, sendo os últimos 10 anos como CTIO.
- Marcelo Souza – Vice-Presidente de Operações – Com 25 anos de experiência no setor de telecomunicações, atuou em Gestão de processos de integração e sinergia da área de Field Services, tendo liderado o processo entre Vivo e GVT/Vivendi. É pioneiro na criação e implantação de modelos de industrialização do deployment de fibra no país, que se tornou referência na América Latina e Espanha.
- Cícero Olivieri – Vice-Presidente de Engenharia – Fez sua carreira nas maiores operadoras fixas e wireless da América Latina, como GVT, Oi, TIM e American Tower. Possui conhecimento técnico e expertise para gerenciar custos, estabelecer parcerias estratégicas, liderar projetos complexos e gerenciar equipes.
- Sandro Simas – Vice-Presidente de Tecnologia – Passou por empresas como Accenture, GVT, Telefônica e Unidade de Varejo do BTG Pactual, liderando iniciativas de integração com foco em comunicações, alta tecnologia, operação de rede fixa, além de liderar transformação digital e implementar metodologia ágil em TI.
- José Vilela – Vice-Presidente Financeiro – Sócio do BTG Pactual desde 2008, foi Head de M&A, Finance, e diretor Estatutário de Relações com Investidores do banco. Anteriormente foi CFO da Prime Oil and Gas na Holanda.
- Eduardo Silveira – Vice-Presidente de Estratégia – Tem mais de 10 anos de experiência em M&A, consultorias estratégicas e cargos executivos e já trabalhou com executivos C-level e equipes de investimento no Brasil, LATAM e EUA. Ocupou cargos na OC&C Strategy Consultants, ADVISIA Investmentos e GlobeNet Cabos Submarinos.
- Marcelo Del Vigna – Vice-Presidente Jurídico – Possui mais de 15 anos de experiência profissional em empresas com diferentes estruturas societárias do setor de tecnologia (Algar e IHS – investida do Goldman Sachs) e Saúde (Alliar – Investida do Pátria). Atuou frente a uma variedade de temas da área jurídica e principalmente apoiando em M&As, direito societário, contratos, direito tributário, IPO entre outros temas.
- Maria Claudia Cunha – Vice-Presidente de Governança, Risco e Compliance – Tem 17 anos de experiência em auditoria, SOX, governança e compliance, com atuação internacional em trabalhos de auditorias em diversos países. Já trabalhou em empresas como Deloitte, Fiat Chrysler Automóveis, Whirlpool e Azul Linhas Aéreas.
- Anna Karla Ribeiro – Vice-Presidente de Pessoas & Cultura – Atua na área de Recursos Humanos e Gestão há mais de 20 anos e nos últimos 10 anos em posição de alta gestão. Passou por empresas como: Ambev, Gerdau – Villares, Iguatemi, Dr. Consulta e Coteminas.