As capitais brasileiras João Pessoa (Paraíba), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Belo Horizonte (Minas Gerais) serão as próximas a receber o 5G na faixa de 3,5 GHz.
O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, disse ao GLOBO que essas cidades poderão ter o sinal 5G ativado nesta sexta-feira, 29, após liberação da faixa de 3,5 GHz pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz).
Moreira, que também é presidente do Gaispi, ainda afirmou que as próximas capitais a receberem a tecnologia serão Goiânia, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, mas que ainda não há uma data definida.
A primeira capital a receber o 5G foi Brasília, no Distrito Federal. Assim que o Gaispi liberou a frequência, as operadoras Claro, TIM e Vivo lançaram o 5G Standalone no local. Segundo a Anatel, as companhias licenciaram 328 antenas, sendo que o mínimo exigido pelo Edital do 5G era de 33 por empresa.
A tecnologia 5G na faixa de 3,5 GHz só pode ser ativada após a limpeza da frequência. Isso porque a faixa é usada para transmissão de TV via satélite atualmente e, para evitar interferências, é necessário migrar da transmissão do sinal da banda C para a banda Ku.