5G é ativado em mais capitais brasileiras

Leer en español

As operadoras Claro, TIM e Vivo ativaram o sinal 5G na faixa de 3,5 GHz nesta segunda-feira, 22, em quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro; Palmas, em Tocantins; Florianópolis, em Santa Catarina; e Vitória, no Espírito Santo.

O 5G também já foi ligado em Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. As demais capitais, tiveram o prazo prorrogado para receber a tecnologia.

Para ter acesso ao sinal, basta que os usuários tenham um celular compatível com a tecnologia e estejam em área de cobertura. A principal diferença neste primeiro momento será a maior velocidade, em comparação com o 4G.

Claro

Além de lançar o 5G+ nas quatro capitais, a Claro apresentou recentemente novos pacotes do serviço pós-pago, com mais franquia de Internet e com repasse da redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A expectativa da companhia é que seus clientes aumentem o consumo de dados e migrem para esses novos planos, com mais capacidade. O alcance de velocidade deve ser entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps.

A Claro tem 50 aparelhos compatíveis com 5G+ em seu portfólio e cerca de 70% dos aparelhos smartphones pela operadora suportam a tecnologia. 

Segundo Paulo César Teixeira, CEO da Claro, as operadoras tiveram um papel fundamental para trazer aparelhos para o Brasil que operam nas frequências 3,5 GHz e 2,3 GHz, porque investiram ao longo dos dois últimos anos. Atualmente, a companhia já possui cerca de 2,6 milhões de smartphones 5G em operação em sua rede.

Para o mercado corporativo, a Embratel será responsável por habilitar novas tecnologias e novos negócios por meio do 5G+. “A Embratel irá proporcionar uma infraestrutura digital habilitadora de inovações, que vai muito além da conexão entre pessoas e velocidade na transmissão de dados. Com a nova geração de conectividade, possibilitaremos a adoção em larga escala entre os mais diversos dispositivos conectados e soluções para gerar impactos extremamente positivos em toda sociedade brasileira”, diz José Formoso, CEO da Embratel.

Veja os bairros atendidos inicialmente:

  • Florianópolis: Centro e Beira Mar 
  • Palmas: Plano Diretor Norte e do Plano Diretor Sul.
  • Rio de Janeiro: Bangu, Botafogo, Barra da Tijuca, Campo Grande, Copacabana, Flamengo, Guaratiba, Inhaúma, Ipanema, Jacarepaguá, Lagoa, Laranjeira, Leblon, Meier, Pavuna, Recreio, São Conrado e Tijuca.
  • Vitória: Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Lúcia e Ilha do Boi.

TIM

A TIM ativou o 5G em um total de 231 bairros das quatro capitais, sendo que no Rio de Janeiro a cobertura já chega a todos os 164 bairros, com 628 antenas.

“O Rio é muito relevante para a TIM. Além de sua reconhecida importância no cenário nacional, temos uma relação de proximidade com a cidade, pois foi onde escolhemos nos estabelecer desde o início das nossas operações no país. Por isso, não medimos esforços para que o sinal do 5G puro estivesse disponível em todas as regiões da capital logo na sua estreia”, comentou o CEO da TIM, Alberto Griselli. As cidades de São Paulo e Curitiba também tiveram 100% dos bairros contemplados já no início do serviço.

A operadora informou que Florianópolis tem a cobertura de 19 bairros inicialmente. Em Vitória, são 41 bairros atendidos e, em Palmas, apenas 7.

Vale lembrar que a TIM lançou um pacote adicional para os clientes pós-pago com mais 50 GB, que dá acesso ao 5G SA, navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports, entre outros benefícios.

Veja os bairros atendidos inicialmente:

  • Rio de Janeiro: todos os bairros
  • Florianópolis: Abraão, Agronômica, Cachoeira Do Bom Jesus, Cachoeira Do Bom Jesus Leste, Canasvieiras, Canto Do Lamim, Capivari, Capoeiras, Centro, Coloninha, Coqueiros, Estreito, Ingleses Sul, Jardim Atlântico, Jurerê Leste, Jurerê Oeste, Monte Cristo, Ponta das Canas, Santinho.
  • Vitória: Andorinhas, Barro Vermelho, Centro, Consolação, Cruzamento, Da Penha, Do Moscoso, Enseada Do Suá, Fonte Grande, Forte São João, Fradinhos, Gurigica, Horto, Ilha De Santa Maria, Ilha Do Boi, Ilha Do Frade, Ilha Do Príncipe, Itararé, Jardim Da Penha, Joana D’Arc, Jucutuquara, Mário Cypreste, Mata Da Praia, Monte Belo, Nazareth, Parque Moscoso, Piedade, Pontal De Camburí, Praia Do Canto, Praia Do Suá, Romão, Santa Cecília, Santa Clara, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Luíza, Santos Dumont, São Benedito, São Cristovão, Tabuazeiro e Vila Rubim.
  • Palmas: Arno, Arse, Arso, Jardim Paulista, Setor Irmã Dulce, Setor Morada do Sol e Taquaralto.

Vivo

A Vivo também ativou o 5G no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória. A operadora conta com 49 modelos de smartphone compatíveis com a tecnologia em seu portfólio e, atualmente, tem cerca de 3 milhões de clientes com esses aparelhos.

“[A Vivo] é a empresa com um dos maiores backbones do país, um diferencial importante à companhia, uma vez que as milhares de antenas que garantirão a estabilidade de sinal do 5G devem estar conectadas por uma rede de transmissão de alta capacidade e qualidade”, comentou a operadora em comunicado.

Veja os bairros atendidos inicialmente:

  • Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Botafogo, Centro, Copacabana, Flamengo, Gávea, Glória Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Recreio dos Bandeirantes, São Conrado, Vidigal.
  • Florianópolis: Canto, Centro, Jurerê Internacional.
  • Vitória: Enseada do Suá, Goiabeiras, Jardim Camburí, Jardim da Penha, Mata da Praia, Praia do Canto, Santa Helena, Santa Lúcia.
  • Palmas: Área Central, Centro, Centro (Taquaralto), Graciosa – orla 14, Plano Diretor Sul, Santa Fé.