O Samsung Pay agora permite que os usuários paguem o Metrô do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, apenas com a aproximação do celular a uma catraca, por meio do serviço Samsung Pay Transit.
A fabricante de celulares explica que basta cadastrar um cartão de crédito ou débito Visa ou Mastercard na ferramenta e a tarifa será cobrada automaticamente quando o usuário aproximar o smartphone Samsung Galaxy da catraca, mesmo bloqueado.
O Samsung Pay Transit está disponível para dispositivos Samsung Galaxy compatíveis, como o Galaxy A53 5G e os novos Samsung Galaxy dobráveis Z Flip4 5G e Z Fold4 5G.
Relacionado: La mitad de la población mundial usará billeteras móviles en cinco años
O pagamento via aproximação já era possível no MetrôRio desde abril de 2019. No ano seguinte, a Mastercard anunciou uma parceria com a empresa de transporte público, possibilitando o pagamento com seus cartões, além de smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento.
Distrito Federal
Outra iniciativa anunciada na semana passada é que o Metrô do Distrito Federal passou a aceitar pagamento por aproximação por meio de cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento diretamente na catraca.
Trata-se de uma parceria entre a Mastercard, BRB Mobilidade (que opera o Sistema de Bilhetagem Automática do Distrito Federal) e Transdata (fornecedor da solução de Bilhetagem Digital).
“Todas as soluções tecnológicas que desenvolvemos na Transdata têm como propósito melhorar a experiência de quem usa o serviço de transporte coletivo”, disse o diretor de Produtos da Transdata, Rafael Teles. “Ao introduzir a possibilidade de pagamento com cartões de crédito e débito, diretamente nas catracas, a gente oferece uma opção mais conveniente ao passageiro, que não precisa mais se preocupar em adquirir as passagens antecipadamente ou carregar o cartão de transporte”.