domingo, octubre 2, 2022
HomeDPL NEWSReclamações sobre telecomunicações caíram 22,3% até junho

Reclamações sobre telecomunicações caíram 22,3% até junho

A Conexis Brasil Digital destaca a redução de 23,4% das queixas sobre TV por assinatura em junho. As reclamações de banda larga fixa caíram 18,6% e as de telefonia móvel, 12,2%.

Leer en español

O número de reclamações sobre os serviços de telecomunicações caiu 22,3% no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado é uma boa notícia para o setor, que vem registrando diminuição das queixas desde o ano passado.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que as reclamações passaram de 1,216 milhão nos primeiros seis meses de 2021 para 945 mil neste ano. Só em junho, o número caiu 18,5%.

No primeiro semestre do ano passado, as reclamações já haviam caído 19,6% e, agora, a redução foi ainda maior. Em todo o ano de 2021, as queixas reduziram 24,4%, “isso em meio à pandemia, quando os brasileiros demandaram ainda mais dos serviços de conectividade”, comentou Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital.

Para ele, os números indicam que as ações do setor para melhorar a experiência do usuário têm surtido efeito. Uma dessas medidas é a plataforma Não Me Perturbe, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

Detalhes de junho

O destaque de junho foi a redução de 23,4% do número de reclamações do serviço de TV por assinatura. As reclamações de banda larga fixa caíram 18,6% e as de telefonia móvel, 12,2%.

A Conexis ainda ressaltou que as queixas por cobranças caíram 19%, por qualidade, funcionamento e reparo reduziram 18%, e as relacionadas a cancelamento caíram 24%. Já as reclamações sobre plano de serviços, oferta, bônus, promoções e mensagens publicitárias caíram 9% em junho.

Além do Não Me Perturbe, vale destacar que a Anatel tem realizado medidas para reduzir o número de chamadas de telemarketing, o que também pode ser refletido no número de reclamações. Em março, entrou em vigor o prefixo 0303 para identificar as chamadas de telemarketing e, em junho, a Agência endureceu as ações para reduzir as chamadas realizadas por robôs.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS