Brasília deverá ser a primeira cidade do país a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para a ativação do 5G. Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Siga Antenado (Entidade Administradora da Faixa) já conseguiu equipamentos suficientes para a mitigação os problemas de interferência nas estações satelitais e a migração a recepção do sinal de TV por meio de parabólicas da banda C para a banda Ku.
As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 15, após reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
“Na próxima semana, [a EAF] deve começar as instalações e quando houver maior segurança de que o processo avançou a contento, vai solicitar ao Gaispi a autorização para liberar a Capital Federal”, informou a Anatel, em nota.
Vinícius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência, havia antecipado na semana passada que a Anatel poderia liberar a faixa de 3,5 GHz em algumas capitais antes de 29 de agosto – prazo final para este compromisso –, conforme a entidade receber os filtros para as estações satelitais.
“Não há, no momento, um cronograma atualizado neste sentido, pois estamos dependendo do recebimento de mais equipamentos e dos avanços do trabalho da EAF”, concluiu a Agência.
Prazo adicional
O prazo inicial para a limpeza da faixa de 3,5 GHz em todas as capitais brasileiras era final de junho. Entretanto, a Siga Antenado pediu mais 60 dias para este compromisso devido à dificuldade de a indústria entregar os equipamentos para a mitigação de interferências nas estações satelitais.
Os problemas alegados foram o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro.
Com isso, o novo prazo ficou para 29 de agosto.