miércoles, noviembre 30, 2022
HomeREDES5GEAF apresenta marca Siga Antenado, que vai desocupar a faixa de 3,5...

EAF apresenta marca Siga Antenado, que vai desocupar a faixa de 3,5 GHz para 5G

A entidade é responsável pela migração do sinal de TV aberta por parabólica da banda C para a banda Ku, necessária para a implementação do 5G no Brasil.

Leer en español

A Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável por realizar os compromissos do leilão do 5G atrelados à faixa de 3,5 GHz, foi batizada de Siga Antenado. A empresa anunciou a novidade nesta quarta-feira, 7.

O site da iniciativa entrou no ar nesta segunda-feira com informações sobre a instalação dos equipamentos necessários para receber o sinal da TV aberta por parabólica após a migração da banda C para a banda Ku. O Anteninha, mascote do projeto, também foi apresentado.

Segundo a entidade, as medidas fazem parte de uma campanha de comunicação para informar a população sobre o processo de migração, essencial para a implementação do 5G no Brasil ao mesmo tempo em que assegura o acesso da população à TV aberta e gratuita.

“É fundamental a participação e a mobilização da população e das empresas do setor para a agilidade do processo de migração, mitigação e distribuição dos equipamentos. A Siga Antenado segue em contato com o mercado e estará preparada para efetuar as instalações e cumprir os prazos estabelecidos pela Anatel. Nossa meta é acelerar a abertura do caminho para a chegada do 5G no país”, disse Leandro Guerra, CEO da Siga Antenado.

O portal explica por que a mudança é necessária, esclarece quais equipamentos precisam ser trocados, fala sobre o programa de distribuição de kits de receptores de sinais de TV para as famílias inscritas no Cadastro Único e aborda os benefícios dos novos equipamentos, que fornecem imagem mais nítida, som de melhor qualidade, novos canais, entre outros.

Ainda não há um cronograma para a desocupação da faixa de 3,5 GHz. A entidade vai apresentar uma proposta na próxima reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), no dia 15 de junho.

EAF

A EAF é responsável por operacionalizar quatro compromissos do leilão do 5G:  limpeza da faixa de 3,5 GHz, migração do sinal da TV aberta por parabólicas da banda C para a banda Ku, construção da rede privativa do governo e das infovias do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS).

Na semana passada, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o pedido do Gaispi para adiar a ativação do 5G em 60 dias

Isso porque o processo de mitigação de interferência na banda C estendida não poderá ser finalizado até 30 de junho – prazo inicial do compromisso. De acordo com a EAF, as fornecedoras de filtros e LNBs que serão utilizados nas estações satelitais profissionais não conseguem atender a demanda para todas as capitais até a data que estava prevista.

Já a entrega dos kits para o processo de migração da recepção do sinal de televisão aberta por meio de antenas parabólicas da banda C para a banda Ku está em dia.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS