domingo, febrero 5, 2023
HomeREDES5G5G deverá ser ativado nas últimas capitais amanhã

5G deverá ser ativado nas últimas capitais amanhã

A Anatel permitiu a ativação do 5G para esta quinta-feira, 6, mas o licenciamento ainda não foi concluído. Falta a emissão dos boletos, o pagamento e a compensação bancária, o que costuma demorar um dia.

Leer en español

Apesar de a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter permitido a ativação do 5G a partir do dia 6 de outubro nas cinco capitais restantes, o sinal só deverá ser ligado nesta sexta-feira, 7, porque o procedimento de licenciamento das antenas ainda não foi concluído. A informação saiu primeiro no portal Tele.síntese e foi confirmada pela DPL News.

As cidades em questão são Belém, do Pará; Macapá, do Amapá; Manaus, do Amazonas; Porto Velho, de Rondônia; e Rio Branco, do Acre.

“A Anatel está instruindo os processos de licenciamento para em seguida emitir os boletos. Essa instrução pode ocorrer em 30 dias, mas a área responsável está em uma força tarefa para instruir em 2 dias”, informou a Agência, em nota.

A previsão é que os boletos para pagamento das operadoras sejam emitidos nesta tarde, às 14h. Após o pagamento, é necessário esperar a compensação bancária para o sinal ser liberado e, normalmente, este procedimento demora um dia. “São etapas normais de instrução processual, que devem ser feitas com o zelo e cautela necessários”, segundo a Agência.

Relacionado: 5G chega a 22 de 27 capitais brasileiras

“Provavelmente as empresas terão concluído o processo no dia 7. Mas a obrigação editalícia de ativar as estações é apenas a partir de 28/11. Essa data permanece inalterada”, ressaltou.

Em resposta à DPL News, a Vivo informou que está pronta para ativar a rede 5G e aguarda liberação de sinal. A TIM disse que o sinal será ativado assim que o uso da frequência de 3,5 GHz for liberado. E a Claro também está com a estrutura pronta para disponibilizar o 5G+ nas cidades, só aguarda a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Gaispi.

As cinco capitais da região norte do Brasil são as últimas a receberem a tecnologia, concluindo a primeira meta de cobertura prevista no edital do 5G antes da data limite – 28 de novembro.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, jornalista de temas digitais, de telecomunicações e tecnologia e correspondente da DPL News no Brasil e em português.

LEER DESPUÉS