miércoles, febrero 1, 2023
HomeREDES5GTIM usará rede neutra da V.tal para expandir fibra óptica e 5G

TIM usará rede neutra da V.tal para expandir fibra óptica e 5G

Com a rede neutra da V.tal, a TIM chegará a mais de 100 cidades com fibra óptica e conectará 2.500 sites 5G.

Leer en español

A TIM e a V.tal fecharam um acordo de rede neutra para acelerar a expansão do serviço de fibra óptica e do 5G da operadora. Com a infraestrutura de rede da V.tal, a TIM terá acesso a mais de 18 milhões de casas passadas com fibra e poderá conectar pelo menos 2.500 sites 5G.

“Ao optar pelo modelo de negócio de rede neutra em parceria com a V.tal, conseguimos expandir [a TIM Live Ultrafibra] rapidamente para novos mercados e melhorar nosso retorno sobre o capital, o que contribui para a estratégia da TIM de crescimento rentável e também para a democratização do uso da banda larga fixa de alta velocidade pelo Brasil”, comentou Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.

A TIM Live Ultrafibra possui cerca de 700 mil clientes em 31 cidades e sete regiões administrativas do Distrito Federal. Com o acordo, a TIM ampliará a presença para mais de 100 cidades

“A parceria com a TIM, sendo uma das maiores operadoras do país, é muito estratégica para a V.tal pois solidifica a nossa atuação como a maior empresa de rede neutra no mercado”, disse Amos Genish, CEO da V.tal

“Contribuir para a disseminação da banda larga de ultra velocidade e do 5G por meio desse acordo com a TIM nos enche de orgulho, pois assim a V.tal materializa seu propósito que é fornecer infraestrutura para potencializar o surgimento de novas aplicações digitais”, completou. O TIM Live Ultrafibra tem foco em ofertas com velocidades de 1 Gbps.

A rede neutra é um consenso no setor de telecomunicações por ser um caminho para popularizar os serviços no Brasil. Um dos motivos para isso é que já existem redes de backbone pelo país e utilizá-las, ao invés de construir novas infraestruturas, reduz o custo das operadoras.

A V.tal, derivada da Oi, foi a primeira marca de rede neutra no mercado brasileiro. A empresa nasceu com a venda de parte do ativo para o BTG Pactual, em agosto de 2021, com cerca de 400 mil km de infraestrutura de fibra.

Vale destacar que a TIM detém 49% da I-Systems, outra empresa de rede neutra nacional, e é sua cliente âncora. Mas, com a parceria com a V.tal, a operadora expande sua atuação no país.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, jornalista de temas digitais, de telecomunicações e tecnologia e correspondente da DPL News no Brasil e em português.

LEER DESPUÉS