A Sky vai começar a oferecer serviço de banda larga fixa por meio de fibra óptica, revelou o presidente da operadora, Raphael Denadai, durante o evento Pay-TV Forum 2022. As informações são do portal Teletime.
Durante entrevista no evento, ele informou que o novo serviço de FTTH (Fiber To The Home) será lançado nas próximas semanas. Denadai também disse que a Sky seguirá com a banda larga via LTE e que a nova oferta será baseada em rede neutra, mas não revelou o parceiro.
O objetivo da Sky é diversificar e complementar os serviços de TV por assinatura por satélite, principal negócio da empresa.
Leia também: Oi vende base de clientes de TV paga por satélite para Sky Brasil
TV por assinatura
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de junho mostram que a companhia teve 4,168 milhões de acessos no serviço de TV por assinatura, ficando responsável por 27,7% do mercado brasileiro. A Sky é o segundo maior player do mercado, ficando atrás apenas da Claro, que possui 43,3% de participação de mercado.
Apesar disso, o serviço de TV por assinatura está perdendo assinantes há alguns anos. Em 2017, o número de clientes era de 18,7 milhões e em 2021, foi de 13,9 milhões, segundo informações da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura.
Banda larga
Em contrapartida, o serviço de banda larga vem crescendo no Brasil, chegando a 41,657 milhões de assinantes no ano passado. O uso da fibra também está aumentando e, em dezembro de 2021, foi responsável por 62,7% do total de acessos.
Nesse segmento, a Sky teve apenas 151 mil acessos em junho de 2022, o que representa uma participação de mercado de 0,4%. É possível que, com a oferta de fibra, a Sky aumente seu market share, embalada no avanço da penetração da fibra no país.
A DPL News tentou contato com a Sky via assessoria de imprensa, mas não obteve retorno até a publicação desta nota.