Quais são os países que mais investem em Cidades Inteligentes?

A China, a Coreia do Sul e os Estados Unidos são os países que mais investem e pesquisam tecnologias voltadas para Cidades Inteligentes, revelou um levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O estudo “Propriedade Intelectual – dados & fatos – Cidades Inteligentes” avaliou as patentes depositadas em todo o mundo sobre: Iluminação, Segurança de Dados, Reconhecimento de Placas, Controle de Tráfego, Reconhecimento Facial e Aplicações de Tecnologia 5G para Cidades Inteligentes.

Iluminação 

A China (10.963) lidera de longe o ranking de países onde as tecnologias foram desenvolvidas. A Coreia (682) do Sul e os Estados Unidos (247) vêm em seguida. 

Os três principais depositantes são: State Grid (38), Valeo (36) e Shaanxi Langwei (35).

Relacionado: Sustentabilidade e transformação digital como pilares para cidades inteligentes: Huawei

Segurança de Dados

Mais uma vez, a China (14.547), os Estados Unidos (3.080) e a Coreia do Sul (1.114) lideram o desenvolvimento de tecnologia. E os três principais depositantes são plataformas chinesas: Tencent (628); Alipay (598) e Alibaba (573).

Reconhecimento de Placas

A China (756), os Estados Unidos (129) e a Coreia do Sul (49) também despontam como líderes no desenvolvimento da tecnologia de trânsito que reconhece as placas de veículos. As três principais empresas são chinesas: Jieshun Technology (19), Dahua Technology (18) e Hikvision (17).

Controle de Tráfego 

A China (21.068) continua liderando as tecnologias de controle de tráfego, mas o Japão (4.558) ocupou o segundo lugar e, os Estados Unidos (3.090), a terceira posição. As fabricantes japonesas Toyota (1.384), Honda (830) e Denso (789) são as principais desenvolvedoras das tecnologias.

Reconhecimento Facial

A China (6.087), os Estados Unidos (3.313) e a Coreia (813) seguem líderes, mas desta vez empresas estadunidenses e uma coreana se destacaram no top quatro: IBM (249), Microsoft (168), Samsung (156) e Google (154).

Leia também: Abinc anuncia sandbox IoT voltado para agronegócio e cidades inteligentes

Tecnologias 5G para Cidades Inteligentes

Neste caso, os Estados Unidos (203) lideram o ranking de países de origem das aplicações, seguido por China (77), Japão (61), Suécia (27) e Brasil (22).

Os principais depositantes são a Qualcomm (156), Huawei (50) e NTT (47).

E o Brasil?

O Brasil se sobressai no desenvolvimento de soluções 5G voltadas para Internet das Coisas, E-Health, Realidade Aumentada e Virtual, Internet 4.0, gerenciamento de tráfego, gerenciamento de iluminação e iluminação de rua.

Entretanto, as demais tecnologias essenciais para as Cidades Inteligentes são de domínio chinês, estadunidense e coreano. O estudo recomenda o incentivo à criação dessas tecnologias aproveitando cidades-pilotos, como o projeto Conecta 5G da ABDI. O programa leva luminárias inteligentes – que contêm uma câmera e uma antena 5G – em cinco cidades brasileiras.

O documento ainda propõe colocar foco em soluções para problemas nacionais, como energias renováveis e o combate a doenças endêmicas.