A Huawei anunciou nesta quarta-feira, 21, o lançamento de novas AZs (zonas de disponibilidade, na sigla em inglês) no México e no Chile, além de um PoP (Ponto de Presença) na Colômbia. O anúncio foi feito no Huawei Cloud Latam Summit 2022, no Rio de Janeiro.
Para Fernando Liu, presidente da Huawei Cloud Latin America, isso é resultado do investimento em pesquisa e desenvolvimento. Só no ano passado, os recursos empregados em P&D foram de US$ 22,1 bilhões, o que permite trazer novas tecnologias, segundo o executivo.
Uma das novidades é AZ2 e AZ3 na Cidade do México, no México, e AZ3 em Santiago, no Chile, a partir do primeiro semestre de 2023. O PoP na Colômbia será lançado ainda neste mês.
Relacionado: Huawei Cloud: todo como servicio para la transformación digital
A estratégia da Huawei é apoiar todos os negócios da América latina expandindo o Cloud Native, oferecendo “Everything as a Service” (tudo como serviço), disse Liu. “No futuro, a Nuvem não será empregada apenas em uma área chave. Com mais pesquisa sobre os aspectos da Nuvem, vamos estender a infraestrutura como serviço para área de ponta.”
O objetivo da companhia é garantir a continuidade dos negócios por meio da redundância de suas infraestruturas. Em conversa com jornalistas, Atílio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina e Caribe, afirmou que a Huawei Cloud é a empresa que mais investe na região hoje em dia, em comparação com as outras empresas de Nuvem.
Como a Huawei Cloud é usada
Omar Arab, chefe de Alianças Globais da Veritran, também participou da apresentação para contar como utiliza a Nuvem da Huawei para apoiar a transformação digital no setor financeiro.
Para Arab, a principal mudança no setor bancário tem que ser voltada para o cliente e, para isso, sua recomendação é que as tecnologias trabalhem juntas para chegar ao desenho correto dessa transformação. Ou seja, a chave está na convergência de tecnologias.
“Os usuários não veem os bancos, o importante para eles é a experiência. Por isso é essencial ter plataformas de tecnologias e convergência das plataformas”, disse.
Ele ainda explicou que a Huawei Cloud construiu uma plataforma única de infraestrutura na Nuvem para o cliente. Esse foi um dos motivos que fez a empresa escolher a Huawei.
Leia também: Huawei mantendrá su presencia en el mercado de smartphones, mientras fortalece Cloud y empresas
Executivos da Totalplay, do México, e da OCA, da Argentina, reforçaram que a Huawei também é o parceiro ideal pelo suporte local.
Além de cobrir a América Latina com os serviços Cloud, a empresa atende 170 países, se dedicando às necessidades dos clientes.