Claro Brasil cresce nos serviços móveis e receita fica estável no 1º trimestre

Leer en español

Apesar de a Claro, controlada pela América Móvil, ter sido a única operadora no Brasil com saldo positivo de portabilidade no primeiro trimestre de 2021, a companhia encerrou o primeiro trimestre com redução da receita líquida de 0,3% em relação ao mesmo período de 2020. As informações foram divulgadas nesta semana.

De acordo com a empresa, o agravamento da pandemia de Covid-19 contribuiu para o resultado, já que foi necessário restringir as atividades econômicas em diversas regiões do país. Além disso, houve “fechamento de grande quantidade de lojas, menor volume de auxílio emergencial concedido às pessoas mais carentes, aumento do nível de desemprego, dentre outros aspectos que contribuíram para a redução do volume de negócios.”

Mesmo com este cenário, o destaque positivo da empresa foi para a receita de serviços móveis que cresceu 5,1% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao do ano anterior.

O número de clientes móveis no final de março foi de 65,2 milhões, com 502 mil linhas portadas. Foi uma adição recorde de pessoas que mudaram o número para a operadora, a única com saldo positivo de portabilidade.

Cerca de 28,3 milhões de assinantes possuem o serviço pré-pago e, quanto aos clientes pós-pago, houve crescimento de 4,5% da base em relação ao primeiro trimestre de 2020.

A companhia ressalta que possui a maior cobertura 4.5G e que foi a primeira a lançar o 5G DSS no Brasil, tecnologia que já está disponível em 14 cidades, além de disponibilizar a carteira digital Claro Pay para clientes e não clientes desde março. Esses serviços podem ter contribuído para o resultado positivo.

Serviço fixo

Houve crescimento na banda larga fixa, com adição de 210 mil novos acessos em 12 meses. O que contribuiu para a operadora manter sua posição relevante no mercado, com 27,5% de market share em fevereiro de 2021.

Em ultrabroadband (conexões acima de 34 Mbps), a Claro continua líder em acessos, com participação no mercado de 31,6% em fevereiro deste ano. Foram mais de 1,4 milhões de novos clientes nos últimos 12 meses.

A liderança também continua no setor de TV por assinatura, com 47,2% de market share. O destaque vai para a Claro Box TV, lançada em janeiro, serviço que utiliza um aparelho de streaming. Nesta semana, o CEO da América Móvil, Daniel Hajj, informou que a novidade será estendida para toda a América Latina.

Ainda assim, as receitas de serviço fixo da Claro no primeiro trimestre diminuíram 4,6% no ano a ano.

Mercado corporativo

A companhia divulgou que houve crescimento no primeiro trimestre de 2021 nas Plataformas de Serviços e Soluções, mesmo com o cenário de pandemia piorado no Brasil. Segundo a empresa, a tendência da receita é manter a expansão em relação a 2020.

Em março, a Claro se uniu com a Embratel e Amazon Web Services para acelerar a adoção de soluções de nuvem, Internet das Coisas (IoT) e se preparar para a demanda por tecnologia 5G.