Claro atinge 10,4 Gbps em testes de 5.5G com Huawei

Prova de Conceito teve como objetivo avaliar e demonstrar o potencial 5.5G em condições futuras.

A Claro realizou sua primeira prova de conceito (PoC) em Brasília com a tecnologia 5.5G, atingindo 10,4 Gbps. Para tanto, contou com parceria da Huawei que forneceu equipamentos de rede de acesso da estação rádio-base, bem como os softwares necessários para operar a “rede core” 5G SA.

Os testes foram conduzidos utilizando uma antena ativa em Brasília e dois modems de internet móvel para combinar diferentes frequências de transmissão, incluindo ondas milimétricas e outras já utilizadas no 5G, totalizando 1.070 MHz de banda agregada. 

Relacionado: Huawei testa novas tecnologias 5G e 5.5G na Arábia Saudita, China, Brasil e Argentina

A iniciativa visou não apenas avaliar o desempenho da tecnologia em condições reais ao ar livre, mas também preparar o mercado para futuras aplicações em setores como entretenimento, IoT, logística, agropecuária, indústria e saúde, que podem se beneficiar das altas velocidades e da baixa latência proporcionadas pelo 5.5G.

Apesar de enfatizar que foi apenas uma prova conceito e confirmar à DPL News que tudo está em fase inicial, em comunicado a Claro menciona a possibilidade de melhoria com a tecnologia, nas transmissões em televisores 8K e também de uso em dispositivos FWA, indicando que a operadora já vislumbra sua comercialização.