MWC 2024 | O 5.5G da Huawei está pronto para ser comercializado

Barcelona. Para a Huawei, 2024 é o ano da comercialização do 5.5G. A empresa chinesa anunciou durante o Mobile World Congress que a sua tecnologia móvel 5.5G está pronta para ser lançada comercialmente este ano. Esta versão avançada de infraestrutura de telecomunicações concentra-se em novas aplicações convergentes de rádio, nuvem e inteligência artificial, além de ser mais eficiente energeticamente.

Durante o evento de lançamento de produtos e soluções de 2024, Cao Ming, presidente da Huawei Wireless Solution, destacou que “todos os elementos da indústria estão prontos e entramos no primeiro ano de comercialização de 5.5G, com capacidades que ajudarão as operadoras a alcançar a evolução em todas as faixas” do espectro de rádio.

O gestor disse que o 5,5G passou de um rápido desenvolvimento tecnológico a uma realidade para as operadoras, uma vez que “todos os padrões, serviços, produtos, dispositivos, negócios e políticas estão prontos”.

Recursos 5.5G

5.5G ou 5G Advanced é uma evolução das atuais redes 5G, que foram lançadas em 2019 e estão em fase de implantação pela maioria das operadoras de telecomunicações do mundo. 

César Funes, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei para a América Latina e Caribe, explicou que a Huawei procurou ser a primeira a anunciar e comercializar o 5.5G, mas que busca que toda a indústria padronize a tecnologia. 

As principais características do 5.5G são as seguintes:

  1. Experiência do usuário de 10 Gbps . O 5.5G permitirá uma experiência de navegação e download de 10 Gbps graças à tecnologia MIMO, que oferece maior largura de banda e uso mais eficiente do espectro.
  2. IoT em tudo . A Huawei espera que o mercado de IoT 5,5G cresça rapidamente com vários dispositivos conectados ao mesmo tempo.
  3. Detecção e comunicação integradas . Este recurso permitirá maior interação entre máquinas, robôs e pessoas em cenários industriais.
  4. Rede de condução autônoma de nível 4 . Esta funcionalidade permitirá uma maior autonomia na condução dos veículos, graças a uma latência ainda menor que as atuais redes 5G.
  5. Tecnologias e redes verdes . O 5.5G permitirá uma utilização mais eficiente da energia e, portanto, possibilitará redes mais eficientes em termos de custos energéticos para os operadores, ao ser amigo do ambiente e contribuir para a redução da pegada de carbono.

Benefícios do 5,5G

Segundo a Huawei, o 5.5G tem potencial para desbloquear novas aplicações – como experiências imersivas – e capacidades de rede. Promete também um maior crescimento para a indústria das telecomunicações e a oportunidade para os operadores móveis rentabilizarem o tráfego de dados cada vez maior . 

Espera-se que as funções nativas de Inteligência Artificial Gerativa, cada vez mais omnipresentes em dispositivos móveis, mas também em redes, beneficiem das novas redes 5.5G.

Operadoras já estão testando 5,5G

A Huawei revelou que várias operadoras no mundo iniciaram testes comerciais de 5,5G em mais de 20 cidades na Ásia, Médio Oriente e Europa, com velocidades teóricas de 10 Gbps em faixas de espectro como 6 GHz.

“As três principais operadoras da China iniciaram a implantação de redes 5,5G nas principais cidades, para explorar serviços para pessoas, coisas, veículos, indústrias e residências conectadas”, diz um comunicado da empresa.