Carlos Baigorri: “Somos os mais preparados para regular plataformas e sistemas digitais”

Salvador, Brasil.- “O conhecimento que temos em tecnologia, em como se faz a regulação e como se fiscaliza nos torna os órgãos mais preparados para sermos os reguladores das plataformas e do ecossistema digital ”, disse Carlos Baigorri , presidente da a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no âmbito da Cúpula TIC LAC. 

O executivo contou algumas experiências locais que serviram de argumento para sustentar a ideia de que a América Latina deve ouvir a todos, mas encontrar por si mesma o caminho para superar seus desafios em questões digitais, que são muitos e variados.

Baigorri indicou que há alguns anos, como representante da Anatel, teve uma série de reuniões com autoridades europeias no processo de criação de um novo modelo de concorrência no Brasil. “Decidimos que não iríamos impor obrigações de compartilhamento à fibra e eles recomendaram que revisássemos. Hoje o Brasil tem mais fibra que a Europa porque foram criados incentivos para investimentos, o que mostra que não temos que copiar , mas sim aprender com as experiências e adaptá-las à nossa realidade.”

Leia também: América Latina não precisa olhar para o Norte para definir sua rota digital: ICT LAC

Mencionou ainda a decisão do regulador local de manter o equilíbrio na atribuição da faixa dos 6 GHz e o mecanismo utilizado para fornecer garantias de cibersegurança no leilão do 5G. Sobre este ponto, indicou que “insistiram muito no assunto. Aceitamos as opiniões, mas abordamos de forma muito diferente, garantindo que a premissa da segurança cibernética seja mantida em todo o ecossistema.”

Para encerrar, Baigorri insistiu que “é hora de reposicionar os Estados diante da nova economia digital“.