A John Deere apresentou o seu novo portfólio de máquinas autônomas para agricultura, construção e paisagismo comercial no âmbito da CES 2025 . A empresa garantiu que esta segunda geração de equipamentos, depois da primeira apresentada no mesmo evento em 2022, será útil para amenizar um problema comum nessas indústrias: a falta de mão de obra qualificada .
O novo portfólio inclui trator para agricultura de grande porte , com 16 câmeras individuais e visão 360; um trator autônomo para proteção de cultivos por fumigação com ar comprimido; um caminhão autônomo para operações de pedreira, de onde são extraídas, processadas e transportadas matérias-primas para construção; e um cortador de grama elétrico com bateria independente para paisagismo.
Para medir o problema da mão de obra qualificada, a empresa destacou que na agricultura, por exemplo, há 2,4 milhões de vagas a serem preenchidas anualmente. Na construção, 88 por cento dos empreiteiros citam problemas em encontrar funcionários qualificados e o mesmo se aplica a 86 por cento das empresas de paisagismo.
“Nossos clientes têm trabalhos que precisam ser realizados em determinados horários do dia e do ano, mas não há mão de obra qualificada suficiente disponível para realizar o trabalho”, disse Jahmy Hindman, diretor de tecnologia da empresa. “ A autonomia pode ajudar a enfrentar esse desafio. “É por isso que estamos expandindo nossa tecnologia para permitir que mais máquinas operem de forma segura e autônoma em ambientes únicos e complexos”, acrescentou.
O maquinário será gerenciado por meio da plataforma móvel John Deere baseada em Cloud, por meio da qual os usuários também poderão visualizar vídeos em tempo real, analisar dados e métricas e ajustar fatores como velocidade . Em caso de anomalias, os produtos enviarão mensagens de alerta para realizar os ajustes necessários.