Carlos Baigorri e Artur Coimbra tomam posse de novos cargos na Anatel
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, e o novo conselheiro da Agência, Artur Coimbra, tomaram posse dos seus cargos em uma cerimônia simbólica na manhã desta quinta-feira, 5, Dia Nacional das Comunicações.
Ambos já tinham sido empossados pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, em uma reunião fechada no mês passado. Agora, a solenidade contou com a presença de Faria, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, de ex-conselheiros da Anatel, entre outros.
Em seu discurso, Baigorri ressaltou que a sociedade espera cada vez mais da Agência e que as ferramentas da Anatel não são mais adequadas. “A Anatel é uma agência do século XX, com ferramentas do século XX, para atender problemas do século XX. No século XXI, precisamos de novas ferramentas e interagir com outros órgãos, como a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o MCTI, a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Comitê Gestor da Internet (CGI.Br)”, afirmou.
Nesse processo de mudança, o presidente disse que a Anatel manterá sua visão de tocar a vida dos brasileiros por meio das telecomunicações e levar conectividade a todos.
Novo conselheiro, Coimbra mencionou alguns dos desafios para os próximos anos, como a garantia da execução das obrigações do 5G, lidar com o fim das concessões de telefonia fixa, promover aproximação da Agência como radiodifusão e audiovisual, fortalecer papel competitivo dos provedores regionais, promover melhoria do ambiente dos investimentos (postes e antenas), trabalhar para a racionalização do sistema tributário e permitir inovação nas comunicações satelitais com novos sistemas de baixa órbita.
E concluiu afirmando que “podem continuar contando com meu trabalho para que o Brasil se torne cada vez mais próspero”.