Brasil | Cinco anos depois, app de taxi Cabify dá adeus ao mercado brasileiro

Convergência Digital – Ana Paula Lobo

A espanhola Cabify comunicou nesta sexta-feira, 23/04, que deixará o mercado brasileiro no dia 14 de junho. A empresa, que prometeu investir US$ 20 milhões para ser a concorrente da Uber no segmento de aplicativos de táxi, e que, em 2017, comprou a Easy Taxi, para fortalecer sua operação no país, justificou a decisão alegando que o mercado nacional deixou de ser rentável, e teve situação econômica agravada com a demora em minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19. Mas é fato também que a Cabify não conseguiu, em momento algum, rivalizar com a Uber e com a 99, adquirida pela Uber chinesa.

Criada em Madrid em 2011, a Cabify chegou ao Brasil em junho de 2016 e pegou um período bastante agitado para os aplicativos de taxi. A reação dos taxis tradicionais chegou à Justiça e ao Congresso Nacional. A disputa acirrou e, em 2018, o órgão antitruste do país, o CADE, se pronunciou, por meio do departamento de estudos econômicos. Segundo o relatório, o impacto do Uber tenderia ser forte no curto prazo, mas seria menor com a recuperação gradual dos taxistas, especialmente se os incumbentes forem capazes de reagir com descontos ou reduções de tarifa.

Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=56743&sid=5