São Paulo, Brasil.- A Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) anunciou no Futurecom 2022 um sandbox de Internet das Coisas (IoT) no Brasil, que será instalado na cidade de Ivaiporã, no Paraná. O projeto é uma parceria da Abinc com a prefeitura e as empresas Kotra e Tecpar.
O objetivo do hub é desenvolver soluções voltadas para o agronegócio e cidades inteligentes. O espaço deve ser entregue até o final do ano e inaugurado em 2023.
Paulo Spacca, presidente da Abinc, explicou à DPL News que o papel da Abinc é fomentar o ecossistema, levando empresas para o hub. A Ligga Telecom, por exemplo, já está confirmada para o projeto e a associação está conversando com a Intel.
Relacionado: Convivencia de 5G con otras tecnologías permitirá explotar potencial de IoT
“Estamos felizes de contribuir com isso porque tem uma coisa que a Abinc tem no DNA: queremos ajudar a melhorar a mão de obra no Brasil”, afirmou. “Quando você leva isso para uma cidade, você traz um monte de gente para ser orientada e educada”.
Spacca também mencionou as vantagens de realizar um sandbox em uma cidade pequena. Para ele, fazer esse tipo de iniciativa é mais fácil porque é possível falar diretamente com as autoridades públicas, além de ter menos burocracias do que em cidades grandes. “Vamos quebrar a pedra primeiro em um lugar pequeno. Se funcionar, a gente expande para outros lugares”, comentou.
A Kotra pretende desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio, atrair empresas e investidores, além de criar um ambiente de inovação em Ivaiporã. Já o Tecpar vai realizar ações de pesquisa com o objetivo de buscar soluções para o desenvolvimento social, econômico e ambiental no município.
Os recursos para montar o hub são da prefeitura de Ivaiporã, com o apoio do governo do Paraná.