A Vivo traz para o Brasil o novo selo Eco Rating, que mostra para o consumidor o quão sustentável é seu smartphone. A iniciativa foi adotada por cinco grandes operadoras – Deutsche Telekom, Orange, Telia Company, Vodafone e Telefônica – e 16 fabricantes com o objetivo de tornar o Eco Rating um padrão global.
No Brasil, o selo foi incorporado pela Motorola, Nokia, Samsung e TCL, e a Vivo já disponibiliza 47 modelos de celular com a classificação em seus canais de venda. Segundo a operadora, a ideia é possibilitar o consumo mais sustentável dos clientes. Quanto maior a nota no rating, mais sustentável é o smartphone.
“Como empresa comprometida com os critérios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) procuramos evoluir de forma constante para dar ao consumidor o poder de decisão para uma compra mais sustentável”, comenta Joanes Ribas, executiva de Sustentabilidade da Vivo. “A revisão no Eco Rating engloba critérios ambientais mais restritivos para a classificação dos aparelhos e contribui para promover um movimento da indústria em busca de processos e materiais mais sustentáveis”.
A Vivo trouxe a primeira versão do Eco Rating para o Brasil em 2016. A nova metodologia, lançada no ano passado, busca oferecer informações mais precisas sobre os dispositivos.
Eco Rating
O selo analisa 19 critérios diferentes para atribuir uma nota de no máximo 100 sobre a sustentabilidade dos dispositivos, desde a produção até o descarte do aparelho. Além disso, o Eco Rating destaca cinco aspectos principais dos aparelhos: durabilidade, reparo, reciclagem, eficiência climática e eficiência de recursos.
ESG
Recentemente, a Vivo anunciou que conseguiu reduzir 19% das suas emissões diretas de CO2 em 2021. Entre 2015 e 2021, a redução foi de 76%, puxada pelo uso de energia renovável em suas operações.
Além de contribuir para o meio ambiente, as iniciativas ESG são importantes para atrair investidores, pois cada vez mais é exigido compromisso com causas ambientais, sociais e corporativas para ter acesso a créditos.
As medidas também atraem clientes. Uma pesquisa da consultoria Boston Consulting Group mostrou que cerca de 95% dos brasileiros entrevistados esperam que as grandes empresas tenham comprometimento com questões ambientais.