Vivo tem o 5G mais rápido e Claro oferece melhor experiência em redes móveis: Opensignal

A Vivo superou a Claro e a TIM na velocidade de download e upload no 5G, segundo relatório mais recente da OpenSignal. No download, a Vivo chegou a 390,9 Mbps e no upload, foi 34,9 Mbps.

A TIM ficou em segundo lugar com 337,7 Mbps de velocidade de download e 29,2 Mbps de upload. A Claro vem em seguida com 277,2 Mbps e 28,4 Mbps, respectivamente.

“Usuários em todas as redes brasileiras obtiveram uma incrível aceleração de sua velocidade desde os relatórios anteriores, graças ao lançamento do 5G na banda de 3,5 GHz, que foi ao ar em julho de 2022”, diz o documento. A Vivo, por exemplo, teve uma melhora de 10 vezes no download.

A análise foi feita entre setembro e 29 de novembro de 2022, quando o 5G na faixa de 3,5 GHz já estava ativo em todas as capitais. O relatório anterior havia usado informações de março a maio, quando o 5G ainda não havia sido lançado no país.

Experiência com jogos, vídeos e aplicativos de voz

A Claro foi a melhor operadora na experiência com jogos e com aplicativos de voz em 5G. A operadora manteve sua pontuação de 82,5 pontos em uma escala de 100, em comparação com o relatório anterior.

Já na experiência com vídeos no 5G, todas as operadoras se posicionaram na categoria mais alta, mas a Vivo foi a vencedora com 80,1 pontos.

Cobertura

A TIM se saiu melhor em relação ao alcance 5G e disponibilidade da tecnologia. Seus clientes ficaram conectados no 5G 11,4% do tempo, registrando um aumento de quase 10 pontos percentuais em relação ao estudo anterior.

No alcance, a TIM teve 3,4 pontos em uma escala de 10. Ou seja, os usuários da operadora se conectaram ao 5G em mais de três lugares a cada 10 que visitaram.

A companhia se destacou no lançamento da tecnologia em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, onde levou o 5G para todos os bairros desde o primeiro dia de funcionamento. Além disso, a TIM informou recentemente que já cobre todos os municípios do país, principalmente com 4G.

Experiência em redes móveis

A Opensignal lançou outro relatório que avalia a experiência em redes móveis no Brasil. A Claro continua oferecendo o melhor desempenho em relação à velocidades de download e upload (21,5 Mbps e 7,7 Mbps, respectivamente), qualidade excelente constante (66,1%), experiência com vídeo (44,3 pontos) e ainda dividiu a primeira posição com a TIM na experiência com jogos (60,9 pontos) e aplicativos de voz (74,1 pontos).

A TIM foi a melhor operadora em disponibilidade, com 96,1%. Isso quer dizer que seus clientes estiveram conectados em 3G ou tecnologias superiores em 96,1% do tempo.

A Opensignal ressaltou que o total de prêmios da Claro isolada caiu em relação ao relatório anterior, principalmente porque a TIM melhorou suas estatísticas em experiência de jogos e aplicativos de voz. Mas “tanto a TIM quanto a Vivo estão alcançando a Claro em outras categorias também”, informou.

Outro relatório recente mostra que usuários da Oi que passaram para as redes da Claro, TIM e Vivo tiveram uma melhoria em sua experiência. A velocidade média de download e upload aumentou cerca de 50% na comparação entre antes da venda da Oi Móvel e seis meses após a operação.