UIT estuda padrões de interoperabilidade para o metaverso

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou que estabelecerá um grupo de foco com especialistas encarregados de desenvolver um roteiro para estabelecer os primeiros padrões técnicos internacionais para o metaverso.

Em outras palavras, a agência de tecnologia das Nações Unidas quer começar a estabelecer as bases que ajudem a criar um metaverso aberto e inclusivo, garantindo que as tecnologias, aplicativos e serviços que surjam do metaverso funcionem bem e funcionem para todos.

“O metaverso e suas camadas de tecnologias podem ajudar no desenvolvimento e progresso dos humanos”, disse a secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin. “Os benefícios do metaverso devem ser compartilhados de forma ampla e equitativa, e os riscos devem ser bem compreendidos e tratados”.

Relacionado: Um metaverso para sempre: Fórum Econômico Mundial, Microsoft e Accenture fazem isso acontecer

Por sua vez, Abdurahman M. Al Hassan, presidente do Grupo Consultivo de Padronização de Telecomunicações da UIT da Autoridade Nacional de Segurança Cibersegurança (NCA) da Arábia Saudita, disse que “o estabelecimento deste grupo de foco é muito importante para definir em tempo hábil os padrões que contribuem para um metaverso seguro e interoperável e permitem crescimento e prosperidade.”

Todos os especialistas interessados ​​podem se juntar ao grupo de discussão para acelerar a primeira etapa da padronização do metaverso, o que ajudará a desenvolver uma tecnologia subjacente e um ecossistema comercial que deve valer de até US$ 800 bilhões até 2024.

A ITU disse que o grupo estará ativo por um ano e se reunirá pela primeira vez em um fórum organizado em Riade, na Arábia Saudita, de 8 a 9 de março de 2023.