A TIM atingiu a meta de cobrir 100% dos municípios brasileiros. Com isso, a operadora passa a ser a “primeira e única empresa privada de serviços” a ter presença em todas as 5.570 cidades do Brasil, informou em nota, sendo o 4G a tecnologia predominante.
“Possibilitamos que todos os brasileiros possam acessar a TIM de norte a sul, apoiando assim a inclusão digital no nosso país”, diz Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.
Segundo a TIM, a marca foi alcançada por meio da instalação de sites próprios, de acordos de compartilhamento de infraestrutura e pela compra de ativos da Oi, que levou a companhia a mais 264 cidades.
Uma das soluções utilizadas foi o projeto SkyCoverage, que leva conectividade para locais de difícil acesso. As antenas são desconectadas da rede elétrica e usam painéis solares para garantir o funcionamento.
Para o CRO da TIM, Fabio Avellar, poder atender a todos os municípios brasileiros é fruto do investimento contínuo da operadora com foco nos clientes. “Continuamos também levando a mesma tecnologia da cidade para o campo e seguimos líderes no agronegócio, com 12 milhões de hectares cobertos com o 4G”, comentou.
A operadora faz parte da iniciativa ConectarAgro, que leva o acesso à Internet para fazendas pelo Brasil, beneficiando a indústria agropecuária e a população que vive na região.
Além disso, TIM oferece ao mercado corporativo soluções que apoiam a transformação digital das empresas e possibilitam inúmeras aplicações por meio da maior rede de IoT nacional, disse Avellar.
No comunicado, a operadora também diz ser líder no 4G com 5.268 cidades e na cobertura 5G com mais de 3 mil antenas instaladas nas 27 capitais, “número maior do que a soma de todas as principais concorrentes juntas”. No campo, a rede 4G beneficia mais de um milhão de pessoas e conta com 4.681 cidades com a tecnologia NB-IoT.