American Tower inaugura comunidades digitais em São Paulo

A American Tower inaugurou três comunidades digitais na Grande São Paulo. O projeto tem o objetivo de desenvolver a população local com instalação de mobiliários e equipamentos doados pela companhia, além de oferecer cursos profissionalizantes.

A American Tower teve a parceria da United Way Brasil para entregar as comunidades digitais a Pró-Morato, localizada na cidade de Francisco Morato; Dom Bosco e Aldeia do Futuro, ambos na cidade de São Paulo.

Todos os projetos já existiam, mas foram equipados com computadores, mobiliários e equipamentos de conectividade provenientes das infraestruturas e torres de celular da American Tower. Os cursos oferecidos são voltados para treinamento em informática e letramento digital.

“O programa ficará ativo por, pelo menos, três anos, com o acompanhamento constante da American Tower para avaliação de indicadores e possibilidade de sua extensão”, diz o comunicado.

A companhia pretende inaugurar mais duas comunidades digitais no Brasil até o final do ano e aumentar sua atuação em projetos sociais de grande impacto. Em todo o mundo, são 448 comunidades digitais em 15 países, que atendem mais de 400 mil pessoas de forma direta.

A ação é importante porque capacita pessoas com habilidades digitais e, consequentemente, ajuda na inclusão digital. A pesquisa TIC Domicílios 2022 mostrou que a falta de habilidade com computador foi o motivo mais citado (63%) entre as pessoas que nunca acessaram a Internet.

“Quem participa indiretamente do projeto também se beneficia, já que os jovens que estão no curso podem ser capacitados para busca de melhores posições profissionais, levando ao ambiente familiar benefícios financeiros, melhores oportunidades”, afirmou Emerson Hugues, gerente geral da American Tower no Brasil.