A American Tower anunciou recentemente a criação de uma área para expandir os negócios de fibra no modelo FTTH (fiber to the home) e de LoRaWAN para Internet das Coisas (IoT) para outros países da América Latina.
“Além do Brasil, temos operações de fibra óptica na Argentina e México que são provenientes de aquisições, e uma startup de FTTH na Colômbia. Ao todo, são mais de 46.000 quilômetros de fibra instalados nos quatro países onde exploramos os modelos de FTTH, FTTT (fiber to the tower) e Atacado”, diz Abel Camargo, responsável pela unidade.
A nova área tem o objetivo de implementar uma estratégia única para a região. No modelo FTTH, por exemplo, a proposta é ter um modelo de negócio regional e escalar onde há demanda dos clientes, aproveitando as operações no Brasil, na Argentina e na Colômbia, segundo Camargo.
Neste ano, a American Tower também fez movimentos para aumentar a presença no Brasil, com acordos comerciais para ter cinco milhões de conexões na rede de IoT daqui cinco anos e a compra de torres da Telxius, que também envolveu operações em outros países. Agora, a companhia norte-americana deixou claro que pretende se desenvolver no restante da América Latina.