A Sky contratou a rede neutra da American Tower para oferecer banda larga em fibra óptica na modalidade FTTH (fibra até a casa, na sigla em inglês). O acordo faz parte do plano de expansão da rede Sky Fibra.
A expectativa é que a operação comece no segundo trimestre e chegue a 40 cidades até o fim do ano.
“Seguindo nosso plano de expansão de Sky Fibra, a American Tower agregará valor por meio do fortalecimento da disponibilidade, alcance e qualidade do serviço que lançamos ano passado como parte da nossa estratégia de investimento em tecnologia e inovação”, afirmou Rodrigo Fernandes, diretor de Banda Larga da Sky.
A American Tower já opera como rede neutra há mais de três anos. “Acreditamos que desenvolvemos a maturidade e a flexibilidade necessárias para suportar o plano da Sky”, comentou o diretor sênior de Fibra e Novos Negócios da American Tower, Daniel Laper.
A Sky lançou o serviço de oferta de banda larga por meio de redes neutras em agosto do ano passado. A primeira parceria anunciada foi com a FiBrasil.
Em outubro, a Sky Fibra já estava presente em 20 municípios, em todas as regiões do país, com velocidades de 200 Mbps e 400 Mbps.
Dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações mostram que o Brasil tem mais de 31,2 milhões de acessos de banda larga fixa por meio de fibra óptica, tecnologia responsável por 70,3% do total de acessos.
As empresas líderes em banda larga fixa são Claro, Vivo e Oi, com 22%, 14,6% e 11,3% de participação no mercado, respectivamente.