TIM aposta em projeto sustentável para levar 4G para toda a Bahia

Leer en español

A TIM assumiu a missão de cobrir todo o estado da Bahia com 4G até o final deste ano. Para isso, a empresa aposta no programa SkyCoverage, que utiliza estruturas simplificadas (sites) e energia renovável para conectar torres e antenas. 

O projeto usa soluções off-grid, que não dependem da rede elétrica para o funcionamento, para levar conectividade a locais de difícil acesso e sem energia elétrica, por meio da instalação de infraestruturas alimentadas por painéis solares

“Esse projeto foi desenvolvido com o intuito de levar conectividade à população baiana que não tem acesso à Internet de ponta por questões logísticas e de infraestrutura, com o uso de diferentes tecnologias”, diz Ageu Guerra, gerente de Engenharia da TIM Nordeste.

Até o momento, já foram instalados e ativados sites em 97 locais rurais e outros 52 em áreas urbanas, totalizando 149 municípios.

Os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que o 4G da TIM cobre 65,26% dos domicílios baianos, ficando atrás das outras duas maiores operadoras. A Claro alcança 69,13% dos lares, e a Vivo chega a 71,18% das casas.

SkyCoverage

O SkyCoverage colabora com a meta da operadora de, até 2025, alcançar 80% de ecoeficiência no tráfego de dados e ter 90% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis. 

Além disso, o projeto está de acordo com as obrigações previstas no edital do 5G, que prevê a cobertura de todos os municípios brasileiros com tecnologia 4G ou superior.