miércoles, noviembre 30, 2022
HomeDPL NEWSNova parceria da Huawei reforça estratégia de datacenters no Brasil

Nova parceria da Huawei reforça estratégia de datacenters no Brasil

A empresa brasileira WDC terá exclusividade para distribuir os serviços de datacenter da Huawei.

Leer en español

A Huawei e a WDC Networks anunciaram recentemente mais uma parceria para distribuição de produtos no Brasil. A WDC terá exclusividade na distribuição do portfólio de datacenter da Huawei, consolidando a relação entre as empresas que começou na área de energia solar.

Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC, ressalta que a expansão da parceria é promissora porque as oportunidades na área de datacenter serão ampliadas com o 5G e o aumento da demanda de serviços em Edge Computing. Uma projeção do consórcio Prospectiva e Frost & Sullivan indicou que em 2023 a taxa de crescimento do mercado de datacenter no Brasil se manterá em aproximadamente 16% e, nos dois anos seguintes, a tendência é avançar ainda mais.

Além disso, Rigatieri acredita que as soluções de ponta ofertadas pela Huawei e as condições financeiras oferecidas pela WDC apoiarão o crescimento do setor. 

Enquanto a Huawei disponibiliza produtos que complementam o portfólio da WDC, como cabeamento, infraestrutura, cibersegurança, entre outros. A WDC oferta o modelo TaaS (Tecnologia As a Service), que entrega tecnologia de ponta em um formato de assinatura mensal com benefícios fiscais e contábeis.

A parceria entre as duas empresas começou em junho do ano passado, quando se uniram para um projeto de uma nova usina solar no estado do Tocantins. Pouco tempo depois, elas ampliaram o escopo de trabalho para o segmento Digital Power da Huawei, que engloba a infraestrutura de datacenters

Na ocasião, Rigatieri explicou que as soluções auxiliavam na economia de energia das operadoras de telecomunicações, que gastam cerca de R$ 2 bilhões por ano com o insumo. “As soluções desta nova área da Huawei podem reduzir drasticamente o consumo de energia, em alguns casos com até 30% de economia”, disse.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS