sábado, agosto 6, 2022
HomeDPL NEWSMCom publica resultados de políticas de conectividade e TV digital em 2021...

MCom publica resultados de políticas de conectividade e TV digital em 2021 no Brasil

Os programas Norte e Nordeste Conectado estão em curso e devem apresentar resultados em 2022. No Digitaliza Brasil, 99% das cidades convocadas aderiram ao projeto.

Leer en español

Sete meses após o lançamento do Digitaliza Brasil, que visa concluir o processo de digitalização dos sinais de TV analógicos, 1.394 cidades foram chamadas e 99% aderiram ao projeto, segundo o Ministério das Comunicações (MCom).

Na primeira fase do Digitaliza Brasil, 1.050 municípios de dez estados foram convocados. Em setembro, o MCom inaugurou as duas primeiras estações do programa, em duas cidades do Rio Grande do Norte, estado natal do ministro Fábio Faria.

Em dezembro, mais 344 cidades de cinco estados foram convocadas. O prazo para adesão vai até dia 21 de janeiro.

A expectativa do governo é atender mais de 23 milhões de pessoas até o fim do cronograma, previsto para julho de 2023.

Norte e Nordeste Conectado

A pasta também divulgou recentemente um balanço referente aos programas Norte e Nordeste Conectado, que tem como objetivo levar o acesso à Internet às regiões menos conectadas do Brasil.

De acordo com o MCom, foram concluídas 64% das atividades relacionadas à rede troncal que deverá interligar 19 cidades, e 52% dos projetos relativos às redes metropolitanas, que levarão conectividade às escolas, universidades federais, unidades de pesquisa e praças públicas do Nordeste.

Já na região Amazônica, o cabo de fibra óptica subfluvial que viabilizará a Infovia 00 chegou ao Brasil em setembro. A previsão é que o cabo seja colocado no Rio Amazonas em janeiro de 2022, após o licenciamento ambiental.

O ministério também formalizou o Consórcio do Operador Neutro, que vai operar e fazer a manutenção da Infovia 00, e iniciou os estudos para a implantação da Infovia 01. O governo espera lançar o cabo da Infovia 01 no último trimestre de 2022.

Dados do Brasil

Os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) mostram que há mais de 40 milhões de pessoas no deserto digital, sendo que a maioria está concentrada nas regiões Norte e Nordeste.

Além das políticas públicas, espera-se que a implementação do 5G no país contribua para aumentar o acesso à conectividade, já que o edital do leilão exige compromissos de cobertura de 4G, 5G e fibra óptica em localidades, cidades e estradas que atualmente não são atendidas.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS