A HPE já realiza provas de conceito no Brasil com três operadoras para desenvolver o Open RAN no país. A empresa possui o único servidor Open RAN 5G homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo Luís Albejante, diretor de Produtos e Tecnologia da HPE no Brasil.
O HPE ProLiant DL110 é um servidor, principalmente para 5G, que atua nas bases das antenas, “simplificando toda a camada de conexão entre a borda e o sistema conectado com a rede das operadoras”, disse o executivo à DPL News.
Por enquanto, o produto é usado apenas em projetos pilotos no Brasil, mas já é aplicado comercialmente em 2 mil sites nos Estados Unidos.
Open RAN
A HPE acredita que o futuro das redes é a desagregação. “Se você olhar os mercados mais avançados de 5G, verá que eles estão adotando cada vez mais o Open RAN como um padrão”, comentou. O objetivo é ter mais funcionalidades, mais flexibilidade e versatilidade, e que mais players participem da construção das redes.
Albejante diz que o Open RAN ainda está em fase de testes e estudos no Brasil antes de ser implementado, inclusive no âmbito do Grupo de Trabalho da Anatel, do qual a HPE faz parte.
“A Anatel tem uma visão mais holística do Open RAN e tomou a decisão de fazer uma pesquisa de mercado mais profunda. Eles contrataram a Universidade de Brasília para fazer um trabalho de levantamento de todo o ecossistema Open RAN.”
Ele acrescenta que a Agência se preocupa com a capacitação das pessoas em relação às tecnologias futuras, “não é simplesmente implementar um produto ou instalar uma camada de software, existe uma coisa muito grande para ser construída. A HPE também tem essa visão”.