Governo Lula tem novos nomes para transformação digital

A Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom) será liderada por Wilson Wellisch. A nomeação do servidor foi publicada nesta terça-feira, 17, no Diário Oficial da União.

Wellisch se comprometeu a atuar na transformação digital do setor. “Isso vai garantir maior eficiência e transparência às outorgas. Nesse sentido, vou trabalhar junto à minha equipe para buscar ferramentas de tecnologia da informação que nos permitam atingir este objetivo”, disse.

Outra tarefa é implementar a TV 3.0, que está prevista para ser lançada em 2024. “Vai trazer ainda mais qualidade com transmissão em 4K e 8K, melhorias de cor e contraste e som imersivo, além do suporte à conectividade – casando a radiodifusão à banda larga”.

Vale lembrar que a Secretaria de Radiodifusão se transformará em Secretaria de Comunicação Social Eletrônica, conforme a nova configuração do MCom. A área é responsável pelos departamentos de Inovação, Regulamentação e Fiscalização; de Redes Privadas; e de Redes Públicas, Comunitárias e Estatais de Radiodifusão.

Wellisch é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e servidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde 2011. Também já passou pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Até o começo do mês, era diretor do Departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações.

Ministério da Gestão e da Inovação

No Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a ministra Esther Dweck anunciou dois nomes: Rogério Mascarenhas será responsável pela Secretaria de Governo Digital e Rodrigo Assunção será o novo presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Mascarenhas é auditor da Receita Federal, formado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e tem experiência na implantação de projetos na área da tecnologia da informação, inovação tecnológica e governança corporativa.

Ele será responsável pela formulação da Estratégia de Governo Digital da Administração Pública Federal e pela transformação digital e simplificação dos serviços públicos.

À frente da Dataprev, Assunção é formado em História e tem mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como consultor especializado em gestão de TIC e modernização digital no Banco Mundial, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Associação Internacional de Seguridade Social (AISS).

Também já foi presidente da Dataprev entre dezembro de 2008 e março de 2017.

MCTI

A ministra Luciana Santos, do MCTI, anunciou Ricardo Galvão como novo presidente do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a principal agência de estímulo à pesquisa científica.

Galvão é professor do Instituto de Física da USP. Ele foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de 2016 a 2019, quando foi demitido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro por divulgar dados do monitoramento da Amazônia que indicavam alta no desmatamento.