Maximiliano Martinhão e Nathalia Lobo foram exonerados dos cargos de Secretário de Radiodifusão e Secretária de Telecomunicações, respectivamente. A exoneração foi publicada nesta segunda-feira, 2, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Martinhão já passou pela Telebras, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e trabalhou na Secretaria Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações durante o governo Dilma.
Lobo é servidora pública de carreira da Anatel, onde trabalhou por 14 anos. Ela também passou pela Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia e foi diretora do Departamento de Política Setorial na Secretaria de Telecomunicações de 2020 a 2022. Foi a primeira mulher a comandar a Secretaria de Telecomunicações.
Também saíram do governo Wilson Wellisch, diretor do Departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações, e Otávio Viegas Caixeta, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão, entre outros nomes.
MCTI
José Gontijo, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações foi outro servidor exonerado. Ele já atuou como engenheiro na Anatel, foi assessor de Inclusão Digital no Comitê gestor dos Programas de Inclusão Digital da Presidência da República no governo Lula e passou pelo Ministério das Comunicações no governo Dilma. Desde 2016, Gontijo estava no MCTI.