sábado, enero 28, 2023
HomeDPL NEWSFábio Faria busca cooperação com Israel em 5G durante viagem oficial

Fábio Faria busca cooperação com Israel em 5G durante viagem oficial

A comitiva brasileira se encontrou com autoridades israelenses para conhecer a experiência do país na implementação do 5G, além de visitar a Juganu e a Israel Aerospace Industries

Leer en español

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, está em missão oficial em Israel nesta semana para visitar empresas e se encontrar com o ministro das Comunicações israelense, Yoaz Hendel.

A agenda começou na segunda-feira, 7, quando Faria e o  secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra, se encontraram com o ministro israelense com o objetivo de ampliar a cooperação entre os países. Segundo o MCom, as autoridades concordaram em promover investimento conjunto em infraestrutura de telecomunicações, principalmente relacionada ao 5G.

Leia também: Israel apoya a América Latina y el Caribe para fortalecer ciberseguridad

Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que também está presente na viagem, apresentou o projeto Conecta 5G. Trata-se de uma solução de infraestrutura urbana em que antenas 5G são integradas a luminárias inteligentes.

A iniciativa foi idealizada pela ABDI, em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos, e desenvolvida pela israelense Juganu com a Qualcomm e a Nokia. 

“É uma solução para democratizar o uso de 5G pelos municípios brasileiros. Nossa conversa foi muito produtiva, e temos a certeza de que ambos os países estão querendo desenvolver casos de usos do 5G, trazendo para a população uma maior proximidade com essa tecnologia”, disse Igor Calvet.

No mesmo dia, o grupo brasileiro também teve uma reunião com Amiram Appelbaum, presidente da Autoridade de Inovação de Israel, que abordou a implementação do 5G no país. “Israel é conhecido no mundo inteiro por ser um país de inovação. Eles investem 4,7% do PIB em inovação”, afirmou o ministro. “Eles são referência mundial e queremos ser o centro de inovação da América Latina”.

No dia seguinte, a comitiva brasileira seguiu para Tel Aviv, onde visitou a sede da Juganu. O grupo conheceu os projetos e o living lab da companhia, uma sala de demonstração de tecnologias onde estão sendo testadas novas luminárias inteligentes, sistemas de reconhecimento facial e monitoramento inteligente de tráfego urbano.

Além disso, a companhia mostrou experiências com uso de big data voltadas para o varejo, para identificar padrões de consumo e melhorar a relação com os consumidores; e soluções de Inteligência Artificial (IA) e de Internet das Coisas (IoT) voltados para a área da saúde.

Além de Faria, Coimbra e Calvet, o embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro Garcia de Freitas, integra a comitiva. Também estiveram presentes nas reuniões o diretor Geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Jeferson Cheriegate; o diretor de Novos Negócios do Parque, Marcelo Nunes; o gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faeirstein; o CEO Latam da Qualcomm, Luiz Tonisi; o vice-Presidente/Relações Governamentais Latam da Qualcomm, Francisco Soares; e o CTO Latam da Nokia, Wilson Cardoso.

O último dia da viagem, nesta quarta-feira, 9, foi marcado pela visita à Israel Aerospace Industries (IAI), que produz eletrônicos de alta tecnologia e aviação aeroespacial. Segundo Faria, eles debateram a importância dos equipamentos para o monitoramento da Amazônia. “Estamos reunindo informações e as ferramentas necessárias para fazer do Brasil um país conectado e inovador”, concluiu.

https://twitter.com/fabiofaria/status/1501559559193772040/photo/1

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, jornalista de temas digitais, de telecomunicações e tecnologia e correspondente da DPL News no Brasil e em português.

LEER DESPUÉS