Entidades devem regularizar documentos para migrar sinal para banda Ku: Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convocou 140 empresas a regularizarem seus documentos na Agência, a fim de migrar a recepção do sinal de televisão da banda C para a banda Ku – um dos compromissos do leilão do 5G.

Segundo a Anatel, mais de 200 entidades registraram 159 pedidos de migração durante o período de chamamento público, sendo que 60 delas estão com a documentação adequada. As empresas intimadas – que incluem os grupos Globo, Record e Bandeirantes – podem enviar seus documentos até o dia 19 de fevereiro.

“Essa regularização das entidades é extremamente importante para que elas possam migrar para a Banda Ku e continuem ofertando seus conteúdos sem que haja interferência na faixa que será usada pelas operadoras para o serviço 5G”, diz o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão.

O custo com a migração será arcado pelas operadoras Claro, TIM e Vivo – vencedoras dos lotes B1 a B3 e D33 a D35 do leilão do 5G –, que repassarão os recursos para a Entidade Administradora da Faixa (EAF) operacionalizar a limpeza da faixa.

Os próximos passos deste compromisso são a criação da EAF, a transferência dos recursos e a indicação dos satélites para os quais serão migrados os canais de televisão.